» Capacitações

capacitacao

Programa de Desenvolvimento em Gestão do Agronegócio

Esse treinamento tem como objetivo contribuir para que os colaboradores dos cotonicultores adquiram conhecimento para o seu desenvolvimento profissional na área administrativa, tendo a Fundação Getulio Vargas (FGV), como a instituição de ensino responsável. O programa iniciou suas atividades em maio de 2013, e desde então cerca de 300 pessoas já participaram dos treinamentos de Matemática Financeira, Direito Tributário, Direito Trabalhista, Financiamento do Agronegócio, Contabilidade e Custos, Gestão Estratégica, Gestão de Pessoas, Comercialização: Mercados e Contratos, Avaliação de empresa e Projetos Agroindustriais. O Programa é voltado especificamente para a qualificação dos profissionais que atuam nas áreas de Administração, Contábeis e Recursos Humanos nas propriedades produtoras de algodão.

Segurança do Trabalho e Novas Tecnologias

Com o objetivo de qualificar os colaboradores das propriedades produtoras de algodão da Bahia, nas áreas de segurança do trabalho e atualização tecnológica, a Abapa em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, já capacitou aproximadamente 600 profissionais na área de Segurança do Trabalho. O programa aborda os seguintes temas: NR10, NR12, NR13, NR31, NR33, NR35, Aplicação de Agrotóxico NR31, Noções e procedimentos adequados para os resíduos produzidos nas propriedades, Transporte de Passageiros, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Rural (CIPATR) e Serviço Especializado em Segurança do Trabalho Rural (SESTR).

Operação, manutenção e segurança às usinas de beneficiamento de algodão

Para atender as necessidades dos produtores e industriais da cadeia produtiva do algodão no estado da Bahia, visando aperfeiçoar o conhecimento de seus colaboradores, atender a requisitos da legislação trabalhista e normativas pertinentes à atividade, a Abapa, em parceria com a Cotimes do Brasil, e o apoio do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), tem realizado o treinamento de ‘Noções básicas de operação, manutenção e segurança às usinas de beneficiamento de algodão’. Entre os anos 2013 e 2014, aproximadamente 140 trabalhadores foram capacitados nesse treinamento.