Dia do Algodão

Agende-se! O Dia do Algodão 2020 será realizado pela Abapa no dia 11 de julho, na Fazenda Panorama, do Grupo SLC Agrícola, localizada no distrito do Rosário, em Correntina, no Oeste da Bahia. Esta será a segunda edição do evento que pretende reunir em um só espaço as principais tecnologias do mercado e os principais temas ligados à cotonicultura para garantir a produtividade das lavouras de algodão. Em sua primeira edição, em junho do ano passado, foi montada uma super estrutura com estações técnicas na lavoura, auditório e estandes na Fazenda Sete Povos, em São Desidério, que recebeu cerca de 1,4 mil agricultores e profissionais envolvidos na cadeia do algodão baiano e nacional. Informações: (77) 3614-9000 / abapa@abapa.com.br.

Para saber mais da última edição do evento, clique no link logo abaixo.

Segundo maior produtor de algodão do Brasil, a Bahia sediou a 1ª edição do Dia do Algodão, no dia 15 de junho, na Fazenda Sete Povos, no distrito de Roda Velha, em São Desidério. O evento, organizado pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), com o apoio do Instituto Brasileiro de Algodão (IBA) e Fundeagro, impressionou pela estrutura que recepcionou um público de 1,4 mil pessoas, dentre agricultores, gerentes e técnicos das fazendas, consultores, pesquisadores, estudantes e profissionais envolvidos na cadeia produtiva do algodão.

Eles percorreram a estrutura criada em meio à lavoura de algodão, com estações temáticas, estandes das empresas e o auditório. Além dos encontros e da troca de experiências, o público presente participou de debates e palestras com temas que apoiaram os agricultores na atualização do pacote tecnológico para a safra de algodão da Bahia.

Programação

No auditório, foram realizadas palestras para os agricultores convidados sobre o tema “Mercado e Logística de Algodão”, com o representante da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), Ariel Coelho; e sobre as políticas públicas que vem sendo desenvolvidas para a cotonicultura brasileira, com o subsecretário de Política Agrícola e Meio Ambiente do Ministério da Economia, Rogério Boueri Miranda.

Nas estações técnicas, depois das boas vindas dos representantes das entidades agrícolas, os participantes seguiram para as estações técnicas com os temas: Biotecnologia, onde foram apresentadas as características e o manejo diante de novas cultivares de sementes Wide Strike 3 (Corteva), Bollgard 3 RR Flex (Bayer) e GLTP (Fibermax); Fitossanidade, com a demonstração de estratégias de manejo e controle de tigueira e soqueiras de algodão, e do bicudo do algodoeiro pelos técnicos da Embrapa Algodão e da Círculo Verde Consultoria; e de Pesquisa, para disseminação dos resultados dos estudos desenvolvidos pela Embrapa e Fundação Bahia, sobre monitoramento e manejo de doenças e pragas no Oeste da Bahia.

Durante o almoço de confraternização, o presidente da Frente Parlamentar da Agricultura e Pecuária (FPA), Deputado Federal Alceu Moreira (MDB-RS), realizou um pronunciamento em defesa de mais investimentos e apoio para o setor agrícola que vem ancorando a economia brasileira. O Dia do Algodão também abrangeu espaço para as mulheres que participaram e se envolveram no evento pela ação do Núcleo Mulheres do Agro.

Confira o vídeo completo do evento:

Compartilhar:
;