Guanambi recebe primeira reunião do Better Cotton Iniative

Publicado em: 14 de dezembro de 2011

As rodadas de reuniões de mobilização e conscientização sobre o programa Better Cotton Iniciative (BCI) começaram na terça-feira, 08 de novembro, em Guanambi (BA). A Associação Brasileira dos produtores de Algodão (Abrapa), Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), a BCI e a ONG Solidaridad reuniram-se com os técnicos agrícolas da região para explicar como funciona o programa e quais as principais ações e frentes de trabalho com os produtores.

“Precisamos explicar a eles do que se trata o programa e, na prática, como funciona, principalmente em relação à gestão e coleta de dados sobre os produtores e seus indicadores de resultados”, explica a Coordenadora dos Projetos de Sustentabilidade da Abrapa, Lucy Frota.

Segundo a Coordenadora regional da BCI no Brasil, Andréa Aragón, é importante que os técnicos entendam a forma de avaliação do programa para poder orientar corretamente os produtores. “Práticas de manejo, uso racional de água e agrotóxicos são itens da avaliação do projeto e tudo deve ser bem conduzido para que a licença seja dada”, diz Andréa.

Já com os 33 pequenos produtores da região de Guanambi que compareceram à reunião o papo foi menos burocrático e mais explicativo. A ênfase da palestra foi focada nos Princípios e Critérios do BCI, com vistas a demonstrar como estes são aplicados no dia a dia dos produtores. “O importante com os produtores é deixá-los à vontade para perguntarem e tirarem dúvidas. Para isso também contamos com a cartilha, produzida pela Solidaridad, que é bem didática e explicativa”, afirma Lucy Frota.

Além de ouvir sobre o BCI, os produtores também assistiram a uma palestra sobre sementes de algodão geneticamente melhoradas, feita pelo Doutor Murilo Barros Pedrosa, da Fundação Bahia.

Compartilhar:
;