» A força do algodão baiano” em destaque no Encontro Técnico do Algodão 2011

A cultura do algodão movimenta hoje as maiores cifras do agronegócio praticado na região oeste da Bahia, sendo responsável por gerar, entre empregos diretos e indiretos, mais de 30 mil postos de trabalho. A safra recorde de algodão na região oeste da Bahia para o período 2010/11, ao passo que anima os produtores e movimenta a economia da região, impulsiona positivamente os mercados nacional e internacional.

Para esta safra, a área de plantio de algodão no oeste superou os 51% em relação à colheita anterior, ficando, segundo o 3º Levantamento da Safra do Oeste da Bahia, em 371 mil hectares e 600 mil toneladas de pluma. A estimativa é que a produção gire entre 270 e 280 arrobas por hectare plantado em toda região.

É neste cenário otimista e promissor que Abapa, Fundação BA e Fundeagro promovem entre os dias 8 e 9 de julho, o Encontro Técnico do Algodão 2011: A força do Algodão Baiano. Abrindo a programação, na noite da sexta-feira, 8, no auditório do Hotel Saint Louis, o ex-ministro da Economia, Maílson da Nobrega palestra sobre a Economia Global e as Tendências do Agronegócio e do Algodão.

No sábado, a programação segue com o lançamento de duas novas cultivares  de algodão, a BRS 335 (fibra média) e BRS 336 (fibra média-longa), com apresentação de Murilo Pedrosa da Fundação Bahia e Camilo Morello da Embrapa Algodão. Na sequência palestra discute o mercado e manejo específicos de Algodões de Fibras Longas e Extra-Longas. Depois haverá visitas aos estandes das empresas participantes, palestras e mesa redonda.

Confira abaixo a programação completa:

20110629165003