Abapa aborda os desafios da cotonicultura no 12º CIC

Publicado em: 20 de maio de 2014
01

João Carlos Jacobsen no 12ºCIC

No último dia 09, o vice-presidente da Associação Brasileira de Algodão, João Carlos Jacobsen, também diretor da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), ministrou aos alunos de agronomia, a palestra intitulada: “Os desafios da cotonicultura no oeste baiano”, durante o 12º Congresso de Iniciação Científica (CIC), realizado pela Faculdade São Francisco de Barreiras (Fasb). O evento aconteceu entre os dias 07 a 09 de maio de 2014, com o tema “Qualidade de vida e sustentabilidade”.

O Brasil ocupa hoje, o quinto lugar entre os principais produtores de algodão do mundo, e o quarto entre os principais exportadores de algodão. “Nesse cenário, a Bahia ocupa o segundo lugar, entre os estados que mais produzem algodão no país. Além de toda essa representatividade no mercado nacional e internacional, o setor têxtil é o segundo maior gerador de empregos da indústria de transformação, representando 16,4% de todos os empregos gerados nesse tipo de indústria, ficando atrás apenas do setor de alimentos e bebidas”, informou João Carlos durante a palestra.

Jacobsen também ressaltou sobre a importância da sustentabilidade na cotonicultura, destacando os três pilares: o econômico, com a rentabilidade estável no tempo; o ambiental, com a manutenção das características fundamentais do ecossistema; e o social, com a organização do sistema produtivo compatível com os valores culturais e éticos das pessoas e sociedade em geral.

Sobre os principais desafios da cotonicultura no oeste baiano, foram destacados a competitividade do algodão com a fibra sintética, a competitividade do algodão brasileiro no mercado internacional, melhor infraestrutura logística, alternativas para o aumento da produtividade, visão estratégica no controle de pragas e doenças, dentre outros.

Ascom Abapa

Compartilhar:
;