Abapa apóia mais dois municípios baianos no combate ao coronavírus

Publicado em: 17 de setembro de 2020

Riachão das Neves e Wanderley foram os dois municípios do Oeste da Bahia contemplados com a entrega de toalhas 100% algodão, doadas pelos agricultores da região, por meio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa). A ação integra a proposta de combater o coronavírus, apoiando prefeituras e centros de saúde com equipamentos e itens de proteção, higiene e materiais necessários ao acolhimento de pacientes e ao suporte às equipes médicas.

Em Wanderley, as 102 toalhas entregues pelo diretor executivo da Abapa, Lidervan Morais, foram recebidas pela prefeita Fernanda Sá Teles. Os itens já estão sendo utilizados pelos pacientes atendidos nas unidades de saúde daquele município. Já em Riachão das Neves, quem recebeu as 102 toalhas foi a secretária de saúde, Franciele Moura, que destacou a importância das doações realizadas anteriormente pela Abapa como tecidos para confecção de máscaras, álcool em gel e sabonete líquido, além de reforçar que a nova doação chega em momento oportuno.

“O custo do município tem aumentado bastante principalmente na contratação de novos profissionais e essa parceria com a Abapa é muito importante para prestar à população um serviço mais qualificado em saúde em um momento tão importante para o planeta”, destacou a secretária. As toalhas recebidas estão sendo utilizadas no Hospital Municipal de Riachão das Neves.

Os agricultores já investiram cerca de R$ 1,5 milhão em ações de enfrentamento ao coronavírus. Uma medida urgente foi o apoio à Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) para a instalação do primeiro laboratório certificado do Oeste da Bahia para o processamento de testes da Covid-19, em um investimento de R$ 370 mil. A entidade também realizou a doação de 70 quilômetros de tecidos 100% algodão para a produção de 700 mil máscaras distribuídas para prefeituras e entidades em mais de 100 municípios baianos. “Continuamos esse trabalho de enfrentamento com a entrega das toalhas, resultado na união e da preocupação dos associados com a população do Oeste neste momento onde a solidariedade fala mais alto”, destaca o diretor Lidervan Morais.

Compartilhar:
;