Abapa comemora o Dia Mundial do Algodão neste 7 de outubro

Publicado em: 7 de outubro de 2020

No dia 7 de outubro, Dia Mundial do Algodão,  a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) está mobilizando produtores, trabalhadores e pessoas ligadas ao setor produtivo a demonstrarem ao mundo o orgulho em fazer da Bahia o segundo maior estado produtor de algodão do Brasil. A Bahia contribui com a participação de 25% da safra nacional, sendo considerada a área agrícola com a maior produtividade de algodão não irrigado do mundo.
A iniciativa visa destacar as altas produtividades em menores áreas, preservando o meio ambiente e garantindo a sustentabilidade da fibra. Com o fim da colheita na safra 2019/2020, no ultimo mês de setembro,  a previsão é que seja mantida a produção de 1,5 milhão de toneladas (fibra e caroço) repetindo os bons números da safra passada, com a produtividade média de 315 arrobas/hectare, em uma área de 313.566 mil hectares.
Mobilização –  O Dia Mundial do Algodão vem sendo marcado por um grande movimento nas redes sociais com o propósito de mostrar o orgulho de participar do setor produtivo do algodão. Para participar, é preciso fazer uma postagem de fotos ou vídeos que remetam o seu trabalho à cultura do algodão, utilizando as hashtags: #worldcottonday #soudealgodao e marcando @abapaalgodao e @soudealgodao.
Sobre a data – O Dia Mundial do Algodão (#WorldCottonDay) foi criado no ano passado sendo uma iniciativa do International Cotton Advisory Committee (ICAC), com outras entidades internacionais como FAO, Organização Mundial do Comércio (OMC), United Nations Conference of Trade and Development (UNCTAD) e o International Trade Center (ITC). Este ano, mais de 50 países, dentre os quais o Brasil, estão empenhados em mostrar para os mais diversos públicos, que a pluma natural, biodegradável e sustentável é sempre uma boa escolha. Por aqui, a data vai ser comemorada em grande estilo, com a campanha lançada pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), que tem como tema “Algodão, a fibra que movimenta o Brasil”.
A ação integra a Campanha Sou de Algodão, realizada pela Abrapa em parceria com o Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).
Assessoria de Imprensa Abapa
Compartilhar:
;