Abapa participa de lançamento de nova linha de exportação do porto de Pecém, no Ceará

Publicado em: 7 de março de 2018

Na última quarta-feira (28), a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) participou do lançamento de uma nova linha de exportação para a Ásia, pelo Porto de Pecém, no Ceará. A promessa é que o novo serviço reduza o tempo de trânsito das embarcações para o continente asiático para 29 dias sendo implementada ainda no próximo mês de abril. A linha foi apresentada pelo Porto de Pecém em parceria com a Maersk Line, a Hamburg Süd, e a APM Terminals. O diretor-executivo da Abapa, Lidervan Morais, representou a entidade no evento.

Também na semana passada, na última segunda-feira (26), o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, se encontrou com os representantes da empresa responsável pela logística de operação do terminal marítimo no porto de Salvador, a Tecon. Além de uma avaliação favorável da logística, ele aproveitou para solicitar um novo estudo para a exportação do caroço de algodão. “Queremos saber primeiro a viabilidade antes de debater mais essa possibilidade junto os produtores, tradings e demais”, afirma.

Para Busato, é positivo que o mercado traga novas opções de rotas para a exportação dos produtores brasileiros o que vai gerar concorrência e vantagens na logística e na redução da operação “No caso do algodão do oeste da Bahia, foi recentemente implantada uma nova rota de exportação por meio do porto de Salvador (BA) para o Oriente Médio, uma boa opção ao porto de Santos (SP), na tentativa de reduzir a distância, o frete, tempo de embarque da carga no terminal e o percurso até o destino final”, afirma.

A logística de transporte, desenvolvida ao longo do ano passado, para a exportação do algodão baiano, via porto de Salvador, foi realizada a partir do dia 21 de novembro, com a exportação de uma carga de 200 toneladas de algodão embarcada rumo à Turquia pelas tradings Louis Dreydrus e Eisa/Interagrícola. Além da Tecon e dos produtores, por meio da Abapa, a nova rota da fibra baiana foi articulada pela Mediterranean Shipping Company (MSC).

Assessoria de Imprensa Abapa

Compartilhar:
;