» Abapa participa de reunião que define novo valor do VTN em Luís Eduardo Magalhães

Nesta quarta-feira (4), a diretora da Associação Baiana dos Produtores de Algodão, Alessandra Zanotto, participou da reunião onde ficou definido o valor do VTN (Valor da Terra Nua) para 2018 para as propriedades rurais localidades no município de Luís Eduardo Magalhães. Ficou estipulado que o valor do VTN para 2018 será de 5,12%, o que corresponde a cerca de 80% do atual valor da taxa Selic. O VTN serve como base para calcular o Imposto Territorial sobre a Propriedade Rural (ITR).

Além do secretário municipal de administração e finanças, Ricardo Knupp, também participaram outros representantes das entidades ligadas à agropecuária da região: Paulo Diel (Aprosoja Bahia); Olegário Macedo (Aiba); Carminha Missio e Ronei Pereira (SPRLEM); Francisco Pereira Neto (Creci). Pela Prefeitura, também estavam presentes, o secretário municipal de agricultura, Franco Bosa, e da indústria e comércio, Célio Donizete Oliveira.

Para que serve o VTN
O VTN é uma referência decidida pelo município e não precisa ser utilizado de forma absoluta, já que cada propriedade rural tem suas características próprias. Contudo, produtores rurais que declararem no ITR valores muito abaixo do estipulado no VTN, estarão sujeitos à fiscalização e terão que prestar esclarecimentos adicionais quanto à base de cálculo, formas de recolhimento, inconsistência de informações etc.

Fonte: Matopiba Agro, com edição da Ascom Abapa