Abapa realiza coleta itinerante e treinamento para o correto descarte de embalagens vazias de agrotóxicos

Publicado em: 23 de janeiro de 2013

111

1.828 embalagens foram recolhidas na região de Canabrava, sudoeste baiano

A Abapa – Associação Baiana dos Produtores de Algodão com o apoio da Aproleite – Associação dos Produtores de Leite e Algodão realizou uma campanha de conscientização para o correto descarte de embalagens vazias de agrotóxicos com produtores da região de Canabrava, sudoeste baiano. Essa campanha faz parte do cronograma de cursos e palestras da Abapa para aperfeiçoamento do sistema de produção, conscientização e capacitação dos produtores de algodão.

A campanha começou com a coleta itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos pelas comunidades de Canabrava, que recolheu 1828 embalagens. “O produtor tem muita dificuldade de realizar a devolução das embalagens devido ao ponto de coleta mais próximo ser distante 180km da região. É essa dificuldade que a Abapa procura suprir agora, realizando a coleta para que os produtores e os órgãos municipais ligados ao setor agrícola possam dar continuidade nas safras seguintes”, explicou o coordenador de sustentabilidade da Abapa, o engenheiro agrônomo Maurício Lopes.

Após a coleta, foi realizado o treinamento no distrito de Canabrava para 56 produtores, no dia 29 de novembro, onde os mesmos foram orientados sobre a Lei Federal 9.974 que disciplina a destinação final de embalagens vazias de agrotóxicos determinando responsabilidade final para o produtor, revendedor e fabricante e sobre o descarte correto das embalagens, que devem ser lavadas três vezes logo após o uso e em seguida perfuradas, impossibilitando posterior utilização das mesmas. O período para devolução das embalagens é de um ano, e ao devolvê-las o produtor recebe um comprovante de entrega, que será apresentado ao seu favor na fiscalização realizada pela ADAB. Na devolução das embalagens é necessária a apresentação da nota fiscal com intuito de justificar a idoneidade do produto e comprovação da devolução.

Os produtores também foram orientados no uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPI) durante o manuseio de produtos químicos, com demonstração de como vestir e retirar o EPI. A Abapa pediu mais ação da comunidade e dos produtores no recolhimento das embalagens vazias de agrotóxicos para evitar contaminação de pessoas, animais e lençol freático e praticar uma agricultura consciente e sustentável. No encerramento do treinamento, 100 equipamentos de EPI foram doados à Aproleite pela Abapa, procurando preservar a saúde do produtor rural.

Compartilhar:
;