» Abapa realiza reunião para tratar sobre exportação do algodão produzido na Bahia pelo Porto de Salvador

A Abapa realizou no dia 13/06, em Salvador, uma reunião de trabalho com todos os envolvidos na cadeia de comercialização e logística do algodão. O objetivo foi promover o escoamento da pluma baiana pelo Porto de Salvador, no terminal do Tecon. O presidente Júlio Cézar Busato, iniciou enfatizando que é um momento importantíssimo para a cotonicultura. “Nos últimos cincos anos, os custos de produção têm crescido muito, o que diminui a competividade do produtor. Com esse trabalho de articulação, estamos buscando melhor rentabilidade nos negócios para os produtores, transportadores, compradores e prestadores de serviços”, afirmou Júlio.

O Tecon, representado por sua diretora comercial, Patrícia Iglesias e Guilherme Dutra, realizou a apresentação da estrutura e capacidade de trabalho e informou que hoje possui o que é necessário para que o algodão da Bahia seja exportado via Salvador. A empresa MSC (Mediterranean Shipping do Brasil), um dos maiores armadores do mundo, representado pelo seu gerente, Michel Generozo, enfatizou que a MSC, além do possuir navios semanalmente, quer montar estrutura em Luís Eduardo Magalhaes para trazer os contêineres vazios, para que sejam estufados com algodão nesta estrutura ou na própria fazenda.

A próxima reunião será realizada durante o ANEA, em julho, para definição com as tradings sobre o que pode ser direcionado para Salvador e também para verificar com as empresas de adubos e fertilizantes sobre a utilização dos contêineres para o frete de retorno.