» Abapa recebe consultoria dos projetos que apóiam o desenvolvimento da cotonicultura na Bahia

Na última quinta-feira (1º), o Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) finalizou o trabalho de consultoria técnica desenvolvida durante quatro dias junto aos coordenadores dos projetos desenvolvidos pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) para promover o desenvolvimento da cotonicultura baiana. O diretor do IBA, Gustavo Prado, e a consultora Camila Cirillo focaram nos indicadores de resultados dos projetos dentro dos quatro eixos debatidos durante o Workshop de Projetos do IBA, realizado em maio de 2018, em Brasília (DF): Sustentabilidade, Capacitação e Treinamento, Qualidade de Fibra e Controle de Pragas.

Nos dois primeiros dias, os consultores do IBA, Adilson Santos, Jorge Toledo e Ricardo Santos analisaram, junto à equipe técnica da Abapa, a estruturação e matriz de projetos que deverão ter financiamento renovado pelo IBA para o próximo ano, a exemplo do Fortalecimento Institucional e Patrulha Mecanizada. Para a analista de projetos da Abapa, Marília Ribeiro, estes encontros junto aos consultores do IBA são fundamentais para o estreitamento do relacionamento e troca de experiência. “A vinda dos consultores do IBA em interlocução com os coordenadores dos projetos conduzidos pela Abapa garante maior assertividade na condução e prestação de contas o que facilita nas renovações dos projetos”, afirma.

Também foram foco da consultoria, com a estruturação dos projetos para a renovação do financiamento pelo IBA, o Centro Ambiental, realizado em parceria com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), e os projetos de Adoção de Novas Cultivares e de Manejo de Nematóides, ambos em parceria com a Fundação Bahia. Os projetos desenvolvidos pela Abapa, com o apoio do IBA, estão inseridos dentro dos seis programas institucionais: Centro de Análise de Fibra, Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia, Fitossanitário, Fortalecimento Institucional, Patrulha Mecanizada e Sustentabilidade. Para saber mais sobre os projetos desenvolvidos pela Abapa, acessse: www.abapa.com.br.

Assessoria de Imprensa Abapa