Abrapa divulga fazendas certificadas pelo ABR

Publicado em: 6 de agosto de 2013

fazendas-cert

A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) divulgou na segunda-feira, 05 de agosto, a lista das propriedades certificadas pelo Programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) na safra 2012/2013. Em seu primeiro ano de funcionamento, o ABR teve 218 fazendas certificadas. “É um número muito representativo para o primeiro ano do programa. Esperamos que a próxima safra tenha mais adesões e certifique novos produtores”, diz o presidente da Abrapa, Gilson Pinesso. 

As fazendas certificadas estão nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Goiás, Maranhão e Minas Gerais. O Mato Grosso, maior produtor brasileiro de algodão, tem o maior número de participantes, com 174 propriedades. Segundo o Gestor de Sustentabilidade da Abrapa, Denilson Galbero, os produtores brasileiros estão em um bom nível dentro dos três pilares da sustentabilidade que o ABR incentiva: social, ambiental e econômico. “Boa parte das fazendas já participava do Instituto Algodão Social (IAS), no Mato Grosso, e do Programa Socioambiental da Produção de Algodão (Psoal), nos demais estados. Então não tivemos grandes dificuldades na certificação”, afirma. 

CERTIFICAÇÃO – A certificação do programa ABR é feita em duas partes. Inicialmente, é realizada uma verificação interna pelas equipes de sustentabilidade das Associações Estaduais, que observam a conformidade das propriedades com a lista de requisitos do programa. “Os técnicos vão até as fazendas para uma avaliação e orientação sobre como corrigir os possíveis problemas”, explica Galbero. 

Após a verificação interna e a correção das não conformidades, é o momento da verificação de terceira parte, por certificadoras independentes. Neste ano, foram três escolhidas para o trabalho: a Intertek, na BA, MA e GO; a ABNT no MT e MS; e a SGS em MG. 

Confira a lista completa das fazendas certificadas pelo ABR na safra 2012/2013.

Compartilhar:
;