Abrapa lança segunda edição do livro Cadeia do Algodão Brasileiro

Publicado em: 12 de dezembro de 2013

A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) lançou, no dia 4 de dezembro, a segunda edição do livro A Cadeia do Algodão Brasileiro: Desafios e Estratégias- Safra 2012/2013, durante o jantar anual da entidade. Elaborada pela Markestrat, a obra revela dados que confirmam a importância da cadeia do algodão para a economia brasileira. A safra 12/13 teve movimentação total da cadeia do algodão de mais de US$ 41 bilhões, produzindo um PIB de mais de US$ 18 bi. “Mais uma vez, mostramos que temos um setor forte, produtivo e importante para a economia brasileira. Esta edição confirma o que já tínhamos apresentado na passada e abre espaço para crescermos ainda mais”, diz o presidente da Abrapa, Gilson Pinesso. 

Só em empregos, o setor têxtil gerou 1,7 milhão de vagas, sendo o 2º maior empregador da indústria de transformação. Deste total, cerca de 35%, ou 595 mil postos, dependem diretamente do algodão. Além do grande número de vagas, o setor ainda é o que paga melhor entre as cultura agrícolas. A média salarial está em R$ 1.800. O setor da cana de açúcar é o segundo, com média de R$ 1.600, enquanto a soja aparece na terceira posição, com R$ 1.400 de média salarial. “Nossos empregados necessitam de alta qualificação técnica, o que gera um melhor rendimento mensal”, explica Pinesso. 

Mais uma vez coordenada pelo professor Marcos Fava Neves (USP), a pesquisa traz detalhadamente os números de antes, dentro e depois da porteira, onde são apontados os valores de investimento desde a semente, passando pelos fertilizantes e defensivos, equipamentos, tratores, algodoeiras, esmagadoras, fiação, exportação, entre outros. 

A PESQUISA – o Sistema Agroindustrial (SAG) do Algodão foi mapeado por meio de coleta de dados secundários e entrevistas primárias com profissionais que atuam nos vários elos. Desta forma, buscou-se calcular as movimentações do algodão e de seus principais subprodutos ao longo do processo de transformação da matéria-prima nos produtos finais agregados. 

Para a realização do estudo foi utilizado o método de Planejamento e Gestão Estratégica de Sistemas Agroindustriais (GESis), desenvolvido pelo professor Marcos Fava Neves, em 2004. Esse método já foi aplicado em outros Sistemas Agroindustriais no Brasil, Argentina, Uruguai e África do Sul. 

MARKESTRAT – A Markestrat (Centro de Pesquisas e Projetos em Marketing e Estratégia) é uma organização fundada por doutores e mestres em Administração de Empresas, formados pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP). O grupo foi fundado em 2004 pelo professor Marcos Fava Neves, visando desenvolver estudos e projetos em Marketing e estratégia em diversos setores da economia. A Markestrat tem seu enfoque na análise, no planejamento e na implementação de estratégia para empresas orientadas ao mercado com foco em redes produtivas. 

O Centro é registrado no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e tem referencial teórico fortemente baseado na teoria das estratégias das organizações e do marketing. Mais informações em www.markestrat.org. 

Confira a obra clicando aqui 

Fonte: Abrapa

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