Abrapa na Bayer Convenção do Agronegócio 2015

Publicado em: 19 de junho de 2015
Grupo de produtores de algodão que participou do evento em Washington

Grupo de produtores de algodão que participou do evento em Washington

Membros do Conselho de Administração da Abrapa participaram, esta semana, da Bayer Convenção do Agronegócio 2015, realizado em Washington D.C.(EUA).  Em sua quinta edição, o tema principal do evento foi o desafio do agronegócio nacional no atual cenário econômico do País, com foco especial para a importância da integração do setor em uma rede de informações, a fim de ampliar e fortalecer seu desenvolvimento.

Durante o evento, a Abrapa e a Bayer anunciaram uma parceria para a construção de um programa em defesa do uso do algodão junto ao consumidor final. Esta ação, que deverá envolver toda a cadeia, tem como objetivo promover o uso do algodão brasileiro no mercado interno. Trata-se de um grande desafio, focado na sustentabilidade do algodão brasileiro. Estavam presentes o presidente da Abrapa, João Carlos Jacobsen Rodrigues, e parte do Conselho, além de presidentes e diretores das associações estaduais.

A convenção reuniu cerca de 70 grandes produtores de diferentes culturas, entre proprietários, presidentes e diretores das maiores empresas agrícolas brasileiras. O objetivo da convenção foi integrar importantes atores da cadeia produtiva de alimentos, fibras e combustíveis, incentivar a produtividade rural, disseminar conhecimento e a troca de informações.

Rafael Villarroel, diretor de Operações de Negócios Brasil da Bayer CropScience, disse que o agronegócio é o motor da economia brasileira, representando um terço do PIB nacional. O setor apresentou um dos resultados mais expressivos do PIB no primeiro trimestre do ano, com forte crescimento de 4,7% no período.

Dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil indicam que o agronegócio é responsável por quase 30% dos empregos diretos gerados no Brasil e tem impacto direto em 97% dos setores econômicos. “Apesar de fundamental para o País, esta cadeia produtiva de alimentos, fibras e energia ainda é muito criticada, por isso a integração se faz necessária. O desenvolvimento não é somente na área tecnológica, mas na melhor forma de gestão de recursos e de pessoas, de comercialização das safras, de aumento do IDH nas áreas predominantemente rurais, entre outros. Neste cenário, se torna cada vez mais importante o papel de profissionais especializados e tecnologias que serão aliadas no mercado”, destacou Villarroel.

As palestras programadas visaram debater assuntos como a imagem das empresas brasileiras no exterior, a sociedade atual conectada em rede e pontos fortes e dificuldades para o desenvolvimento do setor. Para isso, a empresa convidou palestrantes como Don Tapscott, uma das maiores autoridades mundiais em inovação, impacto econômico e social da tecnologia; David Bell, professor e chefe do Departamento de Agricultura na Harvard Business School; Paulo Sotero, jornalista brasileiro com experiência internacional e especialista nas relações dos Estados Unidos com a América Latina e o Brasil,  e Ricardo Amorim, economista brasileiro consultor na área de negócios e economia global.

Como uma empresa de inovação, focada em ciência da vida, a Bayer CropScience organiza esse evento anualmente com o objetivo de debater temas importantes para o crescimento e o reconhecimento do agronegócio, propondo soluções que colaborem para o sucesso de todos na cadeia produtiva. “Estamos sempre ao lado do produtor rural em suas necessidades e acreditamos que a tecnologia pode levar o Brasil a patamares nunca antes visto de produção de alimentos, energia e fibra, com abastecimento na quantidade necessária e na qualidade exigida”, ressaltou Eduardo Estrada, presidente da Bayer CropScience para Brasil e América Latina.

Foto: Divulgação/Bayer
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Abrapa com Ascom da Bayer
(11) 3868.4037

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