Membros do Conselho de Administração da Abrapa participaram, esta semana, da Bayer Convenção do Agronegócio 2015, realizado em Washington D.C.(EUA). Em sua quinta edição, o tema principal do evento foi o desafio do agronegócio nacional no atual cenário econômico do País, com foco especial para a importância da integração do setor em uma rede de informações, a fim de ampliar e fortalecer seu desenvolvimento.
Durante o evento, a Abrapa e a Bayer anunciaram uma parceria para a construção de um programa em defesa do uso do algodão junto ao consumidor final. Esta ação, que deverá envolver toda a cadeia, tem como objetivo promover o uso do algodão brasileiro no mercado interno. Trata-se de um grande desafio, focado na sustentabilidade do algodão brasileiro. Estavam presentes o presidente da Abrapa, João Carlos Jacobsen Rodrigues, e parte do Conselho, além de presidentes e diretores das associações estaduais.
A convenção reuniu cerca de 70 grandes produtores de diferentes culturas, entre proprietários, presidentes e diretores das maiores empresas agrícolas brasileiras. O objetivo da convenção foi integrar importantes atores da cadeia produtiva de alimentos, fibras e combustíveis, incentivar a produtividade rural, disseminar conhecimento e a troca de informações.
Rafael Villarroel, diretor de Operações de Negócios Brasil da Bayer CropScience, disse que o agronegócio é o motor da economia brasileira, representando um terço do PIB nacional. O setor apresentou um dos resultados mais expressivos do PIB no primeiro trimestre do ano, com forte crescimento de 4,7% no período.
Dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil indicam que o agronegócio é responsável por quase 30% dos empregos diretos gerados no Brasil e tem impacto direto em 97% dos setores econômicos. “Apesar de fundamental para o País, esta cadeia produtiva de alimentos, fibras e energia ainda é muito criticada, por isso a integração se faz necessária. O desenvolvimento não é somente na área tecnológica, mas na melhor forma de gestão de recursos e de pessoas, de comercialização das safras, de aumento do IDH nas áreas predominantemente rurais, entre outros. Neste cenário, se torna cada vez mais importante o papel de profissionais especializados e tecnologias que serão aliadas no mercado”, destacou Villarroel.
As palestras programadas visaram debater assuntos como a imagem das empresas brasileiras no exterior, a sociedade atual conectada em rede e pontos fortes e dificuldades para o desenvolvimento do setor. Para isso, a empresa convidou palestrantes como Don Tapscott, uma das maiores autoridades mundiais em inovação, impacto econômico e social da tecnologia; David Bell, professor e chefe do Departamento de Agricultura na Harvard Business School; Paulo Sotero, jornalista brasileiro com experiência internacional e especialista nas relações dos Estados Unidos com a América Latina e o Brasil, e Ricardo Amorim, economista brasileiro consultor na área de negócios e economia global.
Como uma empresa de inovação, focada em ciência da vida, a Bayer CropScience organiza esse evento anualmente com o objetivo de debater temas importantes para o crescimento e o reconhecimento do agronegócio, propondo soluções que colaborem para o sucesso de todos na cadeia produtiva. “Estamos sempre ao lado do produtor rural em suas necessidades e acreditamos que a tecnologia pode levar o Brasil a patamares nunca antes visto de produção de alimentos, energia e fibra, com abastecimento na quantidade necessária e na qualidade exigida”, ressaltou Eduardo Estrada, presidente da Bayer CropScience para Brasil e América Latina.
Foto: Divulgação/Bayer
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Abrapa com Ascom da Bayer
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