Abrapa participa do Seminário Perspectivas para o Agribusiness

Publicado em: 18 de junho de 2015
Participantes do painel sobre algodão

Participantes do painel sobre algodão

A 14ª edição do Seminário Perspectivas para o Agribusiness, realizado pela BM&FBovespa em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, reuniu em São Paulo, na terça-feira (16/06), mais de 700 pessoas de diferentes áreas de atuação, como agronegócio, comércio, indústria, governo, associações, mercado financeiro e imprensa.

“Foi um evento muito bom, com palestrantes gabaritados que passaram informações muito precisas sobre o mercado”, avalia Marcio Portocarrero, diretor executivo da Abrapa que representou a entidade no evento. “Tivemos a oportunidade de ouvir uma apresentação da ministra Kátia Abreu, do Ministério da Agricultura, que demonstrou otimismo com relação ao reconhecimento, por parte do Governo Federal, da importância do setor agropecuário, destinando recursos acima do esperado para o plano de safra 2015/2016, anunciando o plano de infraestrutura com vistas a melhorar a competitividade do setor, e destinando recursos orçamentários para o fortalecimento do programa nacional de defesa agropecuária.”Marcio Portocarrero foi debatedor do painel “Perspectivas do mercado de algodão”, juntamente com Marco Antônio Aluísio, da Ecomtrading, que teve como palestrante Anderson Galvão, CEO da consultoria Céleres. “Em sua palestra, Galvão fez uma excelente apresentação do cenário mundial, com dados muito pontuais e realistas”, diz Portocarrero.

O diretor presidente da BM&FBovespa, Edemir Pinto, enfatizou em seu discurso a importância do agronegócio para a economia brasileira. “Já vimos que no primeiro trimestre o agronegócio obteve bons resultados, impedindo uma queda ainda maior da economia. A força do nosso agronegócio se mostrou presente e, temos convicção, será assim daqui por diante.”

Personalidades nacionais e internacionais discutiram as principais tendências e os reflexos macroeconômicos para o agronegócio em 2015 e 2016. Entre os participantes, destacam-se, além da ministra Kátia Abreu, também o diretor do CME Group, David Lehman, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, o sócio-diretor da Schwartsman & Associados Consultoria Econômica, Alexandre Schwartsman, o economista-chefe do Itaú Unibanco, Ilan Goldfajn, e o diretor da Contango Markets, Clive Furness.

O Seminário Perspectivas para o Agribusiness é realizado anualmente e tem o objetivo de debater as tendências para o mercado mundial de commodities e as principais cadeias produtivas do agronegócio. O grande diferencial do seminário, segundo os organizadores, é o fato de ele ser o único evento de agronegócio que discute estratégias e perspectivas de formação de preço para esse mercado.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Abrapa com Ascom da BM&FBovespa
Foto: Luiz Prado/Agência Luz/BM&FBovespa

Compartilhar:
;