Abrapa realiza jantar em Beijing

Publicado em: 29 de novembro de 2012

abap2

 

A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) recebeu, em Beijing, China, 135 convidados, entre representantes da indústria têxtil local e traders, para um jantar de confraternização na noite do dia 30 de outubro, no Hotel Grand Hyatt. O evento serviu para mostrar as ações da Abrapa aos compradores da fibra brasileira. Os presentes assistiram ao vídeo institucional e foram apresentados ao novo programa de sustentabilidade da Associação, o Algodão Brasileiro Responsável (ABR).

Sérgio De Marco, presidente da Abrapa, comentou os números do algodão brasileiro na safra 2011/2012 e as projeções para 2012/2013. “Somos um setor forte e organizado. Representamos 99 % da área cultivada e do algodão produzido e 100% da fibra exportada”, afirmou. A China é o maior importador do algodão brasileiro, sendo responsável por 35% das exportações do Brasil na última safra. “O volume comprado pela China ajudou o Brasil a chegar ao posto de 3º maior exportador na safra 2011/2012. Um recorde de 1.043 milhão de toneladas”, disse De Marco.

O senador Blairo Maggi (PR-MT), também cotonicultor, também fez uma breve exposição aos convidados sobre a importância do agronegócio para o Brasil, que é responsável por 22,3% do PIB e 37% dos empregos do país, segundo dados da Markestrat – USP publicados pela Abrapa no livro A Cadeia do Algodão Brasileiro – Desafios e Estratégias.

HOMENAGEM – A diretoria da Abrapa aproveitou o evento para homenagear um importante parceiro na promoção do algodão brasileiro na Ásia, Thomas Reinhart. “Ele sempre acreditou no empreendedorismo dos cotonicultores do Brasil e contribui para levar a pluma brasileira a mercados muito exigentes como o chinês. Por isso, hoje, em nome de todos os produtores brasileiros, quero lhe entregar uma placa que traz os nossos mais sinceros agradecimentos”, disse De Marco.

A comitiva da Abrapa na missão à Ásia é composta pelo presidente da entidade, Sérgio De Marco, os vice-presidentes Gilson Pinesso e João Carlos Jacobsen Rodrigues e o senador Blairo Maggi. Pelos estados produtores, o presidente da Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Carlos Ernesto Augustin, e os produtores Eraí Maggi Scheffer, Rodinei Frangiotti, Milton Garbúgio, Nelson José Vígolo e Volnei Masutti foram os representantes de Mato Grosso; a Bahia foi representada pela presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Isabel da Cunha e o cotonicultor Sérgio Nogueira; representando os produtores paulistas, Ronaldo Spirlandelli de Oliveira, presidente da Associação Paulista dos Produtores de Algodão(Appa); os produtores mineiros foram representados por Ângelo Dias Munari, presidente da Associação Mineira dos Produtores de Algodão(Amipa) e pelos produtores Inácio Urban e Mário Ide.

Também estiveram presentes ao evento o representante da embaixada do Brasil em Beijing, Braz da Costa Baracuhy Neto, e representantes das traders: Micahel Yi e Wayne Chen, da Glencore; David Zhang e Sean Xiao, da OLAM; Paulo Marques, da ADM; Lynn Zhe, da Louis Dreyfus e Alexandre Lins, da Laferlins.

Fotos: Divulgação/Abrapa

Compartilhar:
;