Algodão: inverno quente favorece praga e afeta plantio nos EUA

Publicado em: 24 de julho de 2012

O inverno com temperaturas acima da média nos Estados Unidos favoreceu o desenvolvimento de insetos como o percevejo Lygus, que ataca plantações de algodão no país. Com isso, há preocupações com a safra 2012/13. A praga, que se alimenta de brotos e outras partes da planta, foi encontrada em grande número nos Estados de Mississippi, Tennessee, Louisiana, Arkansas e Missouri. A presença desses insetos deve aumentar os custos dos produtores, no momento em que o algodão compete com outras culturas mais rentáveis.

“A safra do algodão começou agora e plantamos provavelmente menos de 5% a 10% (da área) nesse momento”, disse o professor Gus Lorenz, coordenador do Centro de Controle de Pragas da Universidade do Arkansas. “O número de insetos é extremamente alto para esta época do ano, quando entramos na época de plantio.”

Segundo Lorenz, os produtores terão de aplicar inseticidas com mais frequência para controlar a praga. Com os preços elevados do diesel e dos fertilizantes, muitos dos que já iniciaram o plantio podem acabar trocando de cultura, como a soja – cujo cultivo é mais barato do que o de algodão -, o milho e as principais commodities da Bolsa de Nova York (ICE Futures US).

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) já informou que a área plantada com algodão em 2012 será 11% menor do que no ano passado, cerca de 13,2 milhões de acres (5,3 milhões de hectares). As informações são da Dow Jones.

Fonte: Portal G1

Compartilhar:
;