Algodão: plantio atinge 91% da área prevista em MT

Publicado em: 7 de fevereiro de 2012

O plantio da safra 2011/12 de algodão em Mato Grosso avançou em todas as regiões do Estado na semana passada e atingiu 91% da área prevista em 733 mil hectares até quinta-feira passada (02), um avanço na semana de oito pontos porcentuais, informou o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) em relatório divulgado hoje.

Principal produtora, a região sudeste plantou 94% da área, ante 89% na semana anterior. Por sua vez, a região oeste implantou 87%, contra 77% no período anterior, e a médio-norte alcançou 90%, ante 73% até 26 de janeiro.

“Ao longo da semana o plantio avançou em todas as regiões do Estado, sendo que algumas áreas já foram concluídas, predominando agora o plantio do algodão adensado. A expectativa é que o regime de chuvas favoreça as lavouras de algodão e, assim, haverá um ganho de produtividade em relação ao ano passado”, disse o Imea em seu boletim semanal.

De acordo com a Somar, pelo menos até a próxima quinta-feira (09) não há previsões de chuvas generalizadas e em grandes volumes sobre os Estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Bahia, com possibilidade apenas de pancadas de chuvas. “Porém, a partir do próximo final de semana as condições meteorológicas mudam sobre o Centro-Oeste e volta a chover com grande intensidade e por vários dias consecutivos”, disse o meteorologista Marco Antonio dos Santos em seu boletim.

O Imea e a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) estimam que a safra de algodão em pluma do principal Estado produtor alcançará 1,01 milhão de toneladas, 8,4% a mais do que na temporada anterior. A produtividade está estimada em 3.563 quilos por hectare, 7,5% a mais que em 2010/11.

Fonte: G1

Compartilhar:
;