Alunos do programa Jovem Aprendiz aprendem a identificar pragas que que atingem o oeste baiano

Publicado em: 28 de junho de 2018

A turma do curso de Supervisão Agrícola do Programa Jovem Aprendiz do Senar Bahia, do município de Barreiras, está participando do módulo onde são trabalhadas as noções referentes ao Mercado Agropecuário. Os jovens estão tendo a oportunidade de estudar os fatores que podem influenciar diretamente na produção, na qualidade e no preço das commodities de milho, feijão, algodão e mandioca, com destaque para os embargos de produção ocasionados por conta de doenças e pragas.

Eles aprenderam sobre as principais pragas de ocorrência no Oeste da Bahia, em sala de aula, e em seguida foram para o campo coletá-las e levar para identificação no laboratório de entomologia e fitopatologia da Fazenda Modelo, onde foram identificadas espécies de Spodoptera frugiperda, Helicoverpa e Bicudo.

Hyanka Santos, jovem aprendiz de 21 anos, que também cursa o penúltimo semestre de agronomia, revelou que o grupo conheceu um pouco mais sobre o ciclo das lagartas, do bicudo e do percevejo, desde o ovo até a fase adulta. “Essas aulas práticas são de suma importância, pois contribuem para a formação do conhecimento da turma, por permitir exercitar habilidades que aproximam a teoria da prática. Sabemos que nem toda a turma está relacionada com a área, ou nunca teve contato com o campo e o aprendizado na prática pode proporcionar um desenvolvimento melhor.

Além das atividades de campo e nos laboratórios, a prática inclui também diversas atividades dinâmicas que são realizadas em sala de aula, e promovem o desenvolvimento da capacidade da turma de reflexão, construção de ideias e fixação do conteúdo.

Fonte: Ascom Sistema FAEB

Compartilhar:
;