Antes de sair

Publicado em: 26 de janeiro de 2010

Os técnicos do Ministério da Agricultura têm três tarefas para concluir antes que o ministro Reinhold Stephanes deixe o posto para concorrer a uma vaga de deputado federal pelo PMDB, em abril. “Queremos definir a política de produção de trigo, o marco regulatório para a exploração de fertilizantes e as mudanças no Código Florestal”, listou Stephanes.

Sobre as mudanças relacionadas ao Código Florestal, Stephanes quer garantir que as margens dos rios sejam incluídas nos 20% que devem ser preservados para a reserva legal. Além disso, ele quer que as plantações de arroz em várzeas e de maçã e uva em encostas e topos de morros não sejam consideradas ilegais.

Em relação à política de produção de trigo, o ministro defende a adoção de medidas que protejam os agricultores, restringindo importações e pagando planos de seguro contra catástrofes climáticas.

A respeito do marco regulatório dos fertilizantes, o Stephanes alertou que os produtores precisam acompanhar as discussões mais de perto. Em sua avaliação, se quem assumir o ministério for uma pessoa mais ligada à indústria, a questão pode ser retirada de pauta.

Fonte: Abrapa

Compartilhar:
;