Área plantada com algodão cresce 66,4% no país, indica Conab

Publicado em: 7 de julho de 2011

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a área total plantada com algodão na safra 2010/2011 será de 1,39 milhão de hectares, um aumento de 66,4% em relação à área cultivada em 2009/2010 (835,7 mil hectares). Em valores absolutos, o resultado representa 555 mil hectares a mais entre os dois períodos.

Segundo a Conab, o incremento foi motivado principalmente pela alta de preços provocada pela forte redução dos estoques mundiais. O dado faz parte do levantamento sobre a safra 2010/2011, anunciado nesta quarta, dia 6, pela entidade, que considerou todas as regiões produtoras de algodão do país.

De acordo com dados da Conab, o maior aumento em área foi constatado na região Centro-Oeste, que participa com 64% no total da área plantada no país. Nessa região, o crescimento foi na ordem de 68,6%, com destaque para os Estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com aumentos de 84,8%, 67,0% e 61,1%, respectivamente.

Quanto à produção brasileira de pluma, o acréscimo deverá ser na ordem de 71,8%. Na safra 2009/2010, a produção totalizou 1,19 milhão de toneladas. Para esta safra, a produção nacional deverá alcançar 2,05 milhões de toneladas. Em valores absolutos, serão ofertadas mais 857,5 mil toneladas para o mercado.

Em Mato Grosso, de acordo com a pesquisa, as lavouras encontram-se em fase inicial de colheita, sendo beneficiadas pela normalidade climática, e a previsão é que o clima continue favorável, continuando a expectativa de bons índices de produtividade média. No oeste baiano o clima tem favorecido o desenvolvimento das lavouras, e a expectativa é que a região alcance índices recordes de produtividade.

Em Goiás, importante produtor, as lavouras estão na fase de maturação e colheita e, apesar das adversidades climáticas (veranico e chuvas contínuas), há expectativa de incremento na produtividade. As lavouras mineiras encontram-se em fase de maturação e colheita.

Fonte: Agência Estado

Compartilhar:
;