Centro Mundial de Pesquisas com Abelhas da Bayer apresenta suas ações no 11º Congresso Brasileiro do Algodão

Publicado em: 31 de agosto de 2017

Entre os debates realizados, nesta quinta-feira (31/08), no 11º Congresso Brasileiro do Algodão, um dos destaques foi a sala temática sobre importância econômica dos polinizadores na produção. O objetivo da atividade foi construir uma agenda positiva de convivência harmônica entre a cotonicultura e a apicultura. Promovido pela Associação Brasileira de Produtores de Algodão, o 11º CBA acontece esta sexta-feira (01/09) em Maceió/AL.

O debate contou com a participação de um convidado internacional, o líder da equipe científica do Programa Mundial de Pesquisas com Abelhas da Bayer, Christian Maus. O foco de sua apresentação foi o trabalho desenvolvido para estimular a coexistência entre as abelhas e as lavouras.

Entre as ações realizadas pelo programa estão a promoção de pesquisa sobre saúde das abelhas e a polinização das culturas, o desenvolvimento de soluções sustentáveis ​​para proteção de culturas, o incetivo a parcerias, além do fomento à disseminação do conhecimento sobre o tema. “A Bayer está interessada nas abelhas por diferentes questões. Elas são importantes para a nossa alimentação e saúde, mas também para as sementes e as lavouras”, destacou Maus.

Desde 2016, o  Programa Mundial de Pesquisas com Abelhas da Bayer atua no Brasil em parceria com a Universidade Federal do Ceará, a Universidade de Freiburg (Alemanha) e o grupo Syngenta. O objetivo é a identificação e descrição das abelhas e outros insetos que polinizam as colheitas, para criar um manual de polinizadores para culturas brasileiras, de forma a ajudar os produtores a aplicarem práticas agrícolas favoráveis ​​a essas espécies.

Antes de Maus, a pesquisadora da Associação Brasileira de Estudos das Abelhas Ana Lúcia Assad, falou sobre o tema Ações em parceria com a cadeia do algodão. Sua palestra foi seguida pela apresentação do chefe do Departamento de Biologia do Instituto de Biociências de Rio Claro, da Unesp, Osmar Malaspina, que discorreu sobre o desenvolvimento de software para controle de pragas preservando as abelhas.

 

31/08/2017 

Imprensa Abrapa/ CBA

Catarina Guedes

Compartilhar:
;