» Clube da Fibra 2011 promove série de debates sobre safra recorde de algodão e futuro do mercado

A FMC Agricultural Products realiza a 17ª edição do Clube da Fibra entre os próximos dias 24 e 27 de agosto, em Buenos Aires, na Argentina. Na ocasião, especialistas do setor e os principais produtores de algodão do Brasil se reúnem para discutir questões relacionadas à produção da pluma no Brasil e no mundo, destacando informações sobre as safras 2010/2011 e 2011/2012.

Ao longo do evento abordarão questões sobre o progresso tecnológico da agricultura no país, empreendedorismo, riquezas naturais e ações necessárias para aumento da produtividade no setor. Entre os destaques, a Palestra do senador Blairo Maggi – Agricultura & Sustentabilidade e os Painéis: Desafios e Oportunidades da Cadeia do Algodão e Políticas Agrícolas para o Setor Têxtil para o Governo Dilma.

“A produção mundial de algodão deve crescer 2,4 milhões de toneladas na safra 2011/12, e o Brasil merece destaque nessa nova conjuntura de mercado. A colheita da safra atual deve produzir 850 mil t. de algodão a mais do que na safra 2010/11”, comenta Antonio Carlos Zem, diretor-presidente da FMC para América Latina, acrescentando que “diante de um cenário promissor como esse, e como líder nacional no mercado de defensivos agrícolas para cotonicultura, a FMC acredita na diversificação, inovação constante, eficiência, colaboração e intercâmbio de conhecimento para otimizar o mercado no Brasil”. Daí a importância de um evento como o Clube da Fibra, que reúne as principais lideranças do setor.

Desde que foi criado pela FMC, em 1997, o Clube da Fibra é referência como fórum de discussão dos desafios e oportunidades da cadeia produtiva de algodão. O sucesso da iniciativa incentivou a criação da Associação Brasileira dos Produtores de algodão (Abrapa), em 1999, consolidando, assim, a criação de um espaço de discussão de alto nível e uma representação moderna e ativa em busca de oportunidades para o agronegócio brasileiro.

Os encontros anuais do Clube da Fibra reúnem produtores que representam 80% do PIB do algodão e 10% do PIB da soja no Brasil, sempre trazendo para discussão temas de interesse para o agronegócio em geral e para o setor algodoeiro em particular.

Programação
Dia 24 de Agosto
19h30 Coquetel e Jantar de abertura

Dia 25 de agosto
8h30 – 9h00 – Abertura solene do 17º Clube da Fibra
9h00 – 9h30 – Momento ABRAPA: Sérgio De Marco, Presidente da ABRAPA
9h30 – 10h15 – Agricultura e Sustentabilidade: Senador Blairo Maggi – PR/MT
10h15 – 10h45 – Coffee break
10h45 – 12h30 – Painel: Desafios e Oportunidades da Cadeia Produtiva do Algodão
Palestrante: Aguinaldo Lima – Coordenador-Geral de Apoio às Câmaras Setoriais e Temáticas, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Debatedores: Antonio Zem – Diretor-Presidente FMC América Latina / Daniel Del Valle Campos – Gerente Mundial de Marketing para Colhedoras de Cana, Algodão e Café – CNH / Dalton Carlos Heringer – Diretor-Presidente Fertilizantes Heringer / Representante do Banco do Brasil – Moderador: Ronaldo Pereira – Diretor de Vendas Diretas FMC
12h30 – 14h30 – Almoço – Salón Libertador
14h30 – 16h30 – Painel: Políticas Agrícolas para o Setor Têxtil no Governo Dilma
Palestrante: José Carlos Vaz, Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Debatedores: ABRAPA – ABIT – ANEA – BBM – Moderador: André Pessoa, Sócio-Diretor Agroconsult
16h30 – 17h00 – Coffee break
17h00 – 18h15 – Palestra para o casal – O Milagre dos Andes: Nando Parrado

Dia 26 de agosto
9h00 – 12h00 Cotton Longe