Colheita do algodão baiano segue acelerada

Publicado em: 25 de julho de 2012

Na região oeste do Estado são 64,6% da safra colhida, enquanto que na região sudoeste a colheita já está em 89%.

O tempo ensolarado e seco da Bahia auxilia a colheita de algodão no Estado, que segue acelerada. A Associação Baiana dos Produtores de Algodão – Abapa divulgou números atualizados nesta segunda-feira, 23 de julho: 64,6% da safra colhida para a região oeste e 89% para a região sudoeste. A produtividade média desta safra está em 220,6@ de algodão em capulho/ha na região oeste e de 29@ para a região sudoeste. A destruição de soqueiras no oeste está em 30,5% do total da área colhida e no sudoeste, em 5,35%. O prazo final para a destruição de soqueiras é 31 de agosto.

Apesar de a produtividade ter sido afetada pelos veranicos de janeiro e fevereiro, a qualidade do algodão baiano tem se mantido no mesmo patamar de excelência da safra anterior, quando foi considerada a melhor de todos os estados brasileiros. A safra passada também ficou conhecida pelos elevados números em relação à produtividade, o que também contribuiu para a atual saturação do mercado, principal motivo para a redução drástica dos preços de mercado para o algodão.

O preço de mercado para o algodão tem sido considerado o principal motivo para a previsão de redução de área para a próxima safra. No oeste baiano, a previsão é de uma redução de 26,8% em relação à safra atual.

Compartilhar:
;