Curso para pulverizador é oferecido pela Abapa

Publicado em: 3 de outubro de 2013

pulverizacao

 

Máquina de ponta requer operador de ponta. Este é um dos princípios do Centro de Treinamento da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) que, com calendário de capacitação todos os meses, qualifica profissionais das fazendas a cada nova tecnologia que surge no mercado. De 30/09 a 04/10 ocorre o curso de Pulverização. 

Com objetivo de instruir sobre operação de máquinas modernas de aplicação de defensivos agrícolas, o treinamento aborda ainda o uso racional dos produtos químicos de modo a proporcionar a eficiência do trabalho, preservando o meio ambiente e a saúde do trabalhador; a obrigatoriedade da tríplice lavagem das embalagens de agrotóxico antes da entrega para reciclagem; legislação ambiental; utilização adequada de Equipamento de Proteção Individual (EPI); noções de primeiros socorros, dentre outros. 

Durante as aulas, os alunos se organizam em grupos para criar situações cotidianas nas lavouras, indicar soluções e reconhecer normas. Essa metodologia de ensino tem por finalidade estimulam o olhar consciente sobre as funções diárias do trabalhador. 

Segundo o instrutor Silmarques Nunes, “embora as aulas sejam voltadas para a parte técnica, também falamos sobre o perfil comportamental do trabalhador, como controle emocional na tomada de decisões de emergência, iniciativas de precaução e relacionamento, por exemplo. Tudo isso é importante para compor o modelo de profissional que as empresas procuram”. 

Cícero Oliveira, funcionário da Fazenda Iowa há onze meses, diz que está frequentando o curso porque vai ocupar o cargo de operador de máquinas pulverizadoras já que, para cumprir este papel, é obrigatório o certificado de capacitação. 

As aulas do Centro de Treinamento da Abapa (CTA) são ministradas por uma parceria Abapa, Agrosul e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e com o apoio do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA). A infraestrutura do espaço é composta por salas de aula para apresentação teórica, laboratório de informática, pátio com máquinas e ferramentas para lição prática, auditório e vestiários. No mês de outubro, os próximos cursos a serem apresentados serão AMS Básico – Soluções em Gerenciamento Agrícola (de 7 a 8 e 14 a 18) e Boas Práticas Agrícolas na Aplicação Aérea (dia 23).

Compartilhar:
;