Cursos de segurança do trabalho e novas tecnologias são promovidos pela Abapa

Publicado em: 22 de maio de 2014

ab1

 A instrutora Ana Paula Brandão no curso prático da NR 35

Com os temas voltados para as NR 10, NR 12, NR 13, NR 31, NR 35, Transporte de Trabalhadores Rurais, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Rural (CIPATR) e Serviço Especializado em Segurança e Saúde no Trabalho Rural (SESTR), a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) iniciou no dia 05 de maio, treinamentos que tem como objetivo a qualificação do profissional rural que praticam atividades nas usinas e propriedades de algodão. Os treinamentos acontecem em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – entidade de ensino responsável – com o apoio do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

Para a presidente da Abapa, Isabel da Cunha, a adequação às leis trabalhistas é uma realidade do produtor da região oeste. “A Abapa tem buscado através desses treinamentos, auxiliar seus associados, que estão cada vez mais preocupados com a segurança dos seus trabalhadores. Esses treinamentos incentivam as boas práticas, e ajudam na segurança, prevenção de acidentes e doenças no trabalho”, ressaltou.

O instrutor Jean Martins, chama a atenção para a resistência de muitos trabalhadores no uso dos equipamentos adequados. “O trabalhador precisa se conscientizar sobre a real necessidade da sua própria segurança.  Se não houver as boas práticas de trabalho, o EPI e o EPC vão acabar sendo meros objetos. Esses treinamentos têm mudado a visão de muitos trabalhadores. Já temos ouvido relatos sobre a diminuição dos acidentes e  esse é o resultado que pretendemos alcançar”, disse o instrutor.

O gerente administrativo da Zuttion Cotton Algodoeira, Edflay Sodré Neves, ressaltou a importância das capacitações voltadas para a segurança do trabalhador. “Esses treinamentos chamam a atenção do trabalhador para pequenos detalhes que poderiam passar despercebidas durante as atividades no campo, e podem causar acidentes. O que aprendemos aqui, temos levado para o restante do grupo. Não resta dúvida que com maior segurança só há ganhos, tanto para o lado do funcionário, quanto para a empresa”, disse Edflay, que participou do treinamento da NR 35, entre os dias 05 a 09 de maio.

Para o mês de junho, estão previstos também os cursos de NR 12, Transporte de Trabalhadores Rurais e Noções sobre procedimento adequado para resíduos produzidos na propriedade. A ação contempla os produtores de algodão, associados da Abapa, e são oferecidos gratuitamente. Maiores informações no telefone (77) 3614 9000.

Ascom Abapa

Compartilhar:
;