» Encontro técnico reúne produtores de algodão do sudoeste baiano

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) promoveu no último dia 02, o I Encontro Técnico de Produtores de Algodão do Sudoeste Baiano. O evento foi uma oportunidade para que os cotonicultores propusessem alterações na legislação, relativas à data  limite para erradicação dos restos culturais (soqueira). Além disso, foram apresentadas  alternativas para proteger as lavouras de algodão. 

Na ocasião, o coordenador do Projeto Fitossanitário da Abapa, José Lima ministrou uma palestra sobre o  Programa de Monitoramento e Controle do Bicudo e o coordenador regional da Adab, Elízio Diamantino, falou sobre as portarias e os prazos estabelecidos pela Legislação. A Abapa foi representada pela presidente Isabel da Cunha e pelo 2º vice-presidente, Celito Missio.

“Na ocasião, discutimos questões técnicas levando em consideração as peculiaridades da região. Saímos do encontro informados e fortalecidos para continuar enfrentando os desafios da cotonicultura, que tem tido um crescimento satisfatório no sudoeste baiano”, avaliou Isabel da Cunha.

De acordo com o produtor de algodão, Gilberto Brito, o evento foi um espaço em que os cotonicultores puderam reivindicar e propor ações.  “Tratamos sobre o vazio sanitário do algodão e devido às condições climáticas propomos que a data limite para a erradicação dos restos culturais seja alterada, após um estudo técnico, do dia 31 de agosto para  30 de setembro”, informou.

Segundo o diretor de defesa vegetal da Adab, Armando Nascimento, os cotonicultores estão cientes de que as ações globais interferem em suas propriedades, por isso é  importante a participação dos produtores nas discussões e a consolidação do associativismo  na região. “A Adab trabalha com educação sanitária e busca fortalecer a cotonicultura de forma integrada, buscando ações sustentáveis e cumprindo a legislação vigente”, afirmou.

A próxima reunião entre a comissão técnica da Adab e os produtores de algodão da região sudoeste está marcada para o dia 28 de março.

Fonte: Cristiane Barilli
Assessora de Imprensa da Abrapa
Associação Baiana dos Produtores de Algodão
imprensa@abapaba.org.br