» IBA contabiliza o apoio a mais de 270 projetos em nove anos de existência

Durante a sua trajetória, entidade se firma como gestora do conhecimento, prestando apoio institucional, técnico e financeiro a iniciativas que visam ao desenvolvimento da cotonicultura brasileira

Pouco mais de nove anos se passaram desde a criação do Instituto Brasileiro do Algodão e o resultado é o apoio a mais de 270 projetos, ou seja, cerca de 30 planos desenvolvidos anualmente, seja de forma institucional e técnica, bem como financeira, sempre com o objetivo de ajudar a construir o futuro do algodão.

Os projetos buscam soluções nas áreas de sustentabilidade, cooperação internacional, capacitação e treinamento, combate a pragas e qualidade. E para difundir ainda mais as técnicas e metodologias bem-sucedidas, o IBA criou, em 2018 o Banco do Conhecimento do Algodão, uma biblioteca virtual, dinâmica e em constante construção.

A criação do Banco do Conhecimento tem o propósito de apoiar as associadas e produtores do algodão na criação e gestão de projetos que fortaleçam e desenvolvam o setor, com a função de dar visibilidade aos resultados e compartilhamento de experiências de projetos e ações da cotonicultura realizados com o seu apoio. Ao acessarem a página na seção “Projetos”, os interessados têm à disposição todos os projetos apoiados pelo IBA, tanto os que estão em andamento, como os já concluídos; na seção “Biblioteca”, será possível acessar objetos provenientes dos projetos e, por fim, no Banco do Conhecimento, informações como resultados e boletins estarão à disposição de todos.

Mas o IBA não para no Banco do Conhecimento e vislumbra um futuro ainda mais profissional no que tange às informações sobre cotonicultura. “O objetivo da entidade é a consolidação e a disseminação dos resultados das ações já implantadas ou em andamento, a fim de estimular o desenvolvimento sustentável da cotonicultura e a percepção pela sociedade de um setor organizado, inovador e sustentável”, ressalta o presidente executivo do IBA, Haroldo Cunha.