Icac divulga a declaração final da 73ª Plenária

Publicado em: 21 de novembro de 2014

O Comitê consultivo Internacional do Algodão – Icac – divulgou, em 07 de novembro, a declaração final da 73ª Plenária, realizada na Grécia, que contou com a participação de 33 governos membros, nove organizações internacionais e 19 governos não membros.

Com o tema “Da terra à marca: aproximando a cadeia de valor do algodão”, o documento aborda  grandes temas que foram foco de debate durante o encontro. A primeira conclusão da plenária é que a “políticas de governos continuam a distorcer o mercado mundial do algodão”.  A Secretaria informou que o consumo mundial de algodão em 2014/15 é projetado para abaixo da produção pela quinta temporada. Os preços vem caindo e a tentação para os países de intervir em defesa dos seus produtores vem aumentando.

Outro ponto bastante abordado foi a “promoção do algodão”. A fibra tem seus atributos reconhecidos pelo consumidor, mas a competição com as fibras sintéticas ou artificiais exige uma esforço mais efetivo dos países para aumentar a demanda pelo produto. A sustentabilidade e os programas nacionais de produção responsável de algodão também estiveram em voga. A recomendação do Icac é que haja a expansão destas ações e cada vez mais, novos países e mais produtores tenham acesso a esta inciativa.

A inviolabilidade dos contratos também foi amplamente discutida. Governos dos países membros foram lembrados de sua responsabilidade, nos termos da Convenção de Nova Iorque de 1958, para garantir que as decisões arbitrais sejam devidamente reconhecidas por seus sistemas judiciários. As próximas plenárias já possuem lugares definidos: a 74ª Reunião Plenária acontecerá na Índia, a 75ª no Paquistão e a 76ª em Moçambique.

Leia o documento na íntegra »

Fonte: Abrapa

Compartilhar:
;