Laboratório e nova sede da Casa do Algodão são inaugurados em Goiânia

Publicado em: 1 de agosto de 2011

A nova sede da Casa do Algodão e o Laboratório de Classificação Visual e HVI serão inaugurados oficialmente no dia 2 de agosto, às 19 horas, em Goiânia.

Acompanhando o crescimento da produção de algodão em Goiás, a nova sede já está em pleno funcionamento, com atendimentos diários aos integrantes da cadeia produtiva do algodão goiano, por meio dos escritórios da Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa), do Fundo de Incentivo à Cultura do Algodão em Goiás (Fialgo) e da Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário de Goiás – Fundação Goiás. 

A construção da nova sede e do laboratório contou com recursos do Fialgo e com o apoio do Governo do Estado de Goiás e da FMC, cujo valor investido ultrapassou os R$ 4 milhões. Este é referente à compra do lote, construção do espaço físico, aquisição dos dois aparelhos de HVI de alta precisão, mobiliário, contratação de consultores e treinamentos para a equipe técnica. Idealizado pela Agopa, o Laboratório de Classificação Visual e HVI realiza, em média, análises diárias de 1,5 mil amostras de fibras, ou aproximadamente 10 mil amostras semanais.

Para atender a crescente demanda pela classificação, o laboratório conta com 11 funcionários divididos em 3 turnos diários. No local são realizadas a classificação das características intrínsecas da fibra, a classificação visual e a apresentação de take-up, que é a vistoria do algodão pelo comprador têxtil. O take-up consiste na preparação dos lotes para avaliação, incluindo classificação visual e a apresentação da amostra ao comprador interessado.

O Laboratório de Classificação Visual e HVI e a nova sede da Casa do Algodão ficam na Rua da Pátria, nº 230, Bairro Santa Genoveva, em Goiânia.

Compartilhar:
;