Mato Grosso e Bahia concentram 85% da área de algodão na safra 2014/15

Publicado em: 12 de fevereiro de 2015

algodao

De todos os segmentos agrícolas do país, a cotonicultura é um dos que tem merecido papel de destaque mundial. O Brasil é o quinto maior produtor de pluma do mundo, atrás de China, Índia, Estados Unidos e Paquistão, e deve produzir, nesta safra 2014/15, cerca de 1,5 milhão de toneladas.

Apesar da capilaridade da cultura, cultivada em 15 estados, cerca de 85% da área plantada de algodão está concentrada em Mato Grosso e Bahia. Particularmente, a cultura se desenvolve em regiões onde a agricultura já está consolidada e em solos com alta fertilidade, 0 que acaba se concentrando nas regiões produtoras, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O Mato Grosso, maior estado produtor, deve sofrer a maior redução absoluta do país. Cerca de 80,4 mil hectares deixarão de ser plantados nesta safra, sendo que a redução equivale a 12,5% da área total. Neste estado, o plantio do algodão primeira safra já foi finalizado, sendo que a cultura atravessa as fases de germinação, desenvolvimento vegetativo e floração. Quanto ao algodão segunda safra, o plantio se inicia em janeiro e deve ser finalizado em fevereiro.

Na Bahia, estima-se que 90,9% das lavouras de algodão já tenham sido plantadas, sendo que toda a cultura se encontra nos estágios de germinação/desenvolvimento vegetativo. A estimativa é de que a área sofra redução de 8% (25,6 mil hectares), alcançando 293,8 mil hectares.

Fonte: Agrolink com informações da Conab

Compartilhar:
;