Ministérios público federal e estadual dizem que sem registro emergencial do Benzoato de Emamectina não pode ser utilizado

Publicado em: 5 de maio de 2013

(Barreiras – BA) – O Ministério da Agricultura (MAPA) autorizou a importação do agroquímico Benzoato de Emamectina, indicado para combater a lagarta Helicoverpa spp, que está destruindo as lavouras de soja e algodão em nove municípios do Oeste baiano, mas não autorizou o registro emergencial do produto. Sem essa condição, promotores dos Ministérios Público federal e estadual de Barreiras e Luis Eduardo Magalhães afirmam que o produto não poderá ser utilizado. A praga já provocou prejuízos superiores a R$ 1 bilhão, e está comprometendo a economia de toda região.

A questão foi debatida na tarde e noite desta quinta-feira (25), em longa reunião realizada na sede do MP Estadual de Barreiras, entre o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, o diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Paulo Emílio Torres, Armando Sá, diretor de Defesa Vegetal da agência e o Sanderson Barreto, coordenador regional da Adab, e os promotores estaduais e o promotor do MP Federal.

Na próxima quinta-feira, 2 de maio, nova reunião será realizada na 4ª Região do MPF, em Brasília, para a qual estão sendo convidados os Ministérios da Saúde, do Meio Ambiente e da Agricultura, com o objetivo de encontrar solução definitiva para o problema.

Nesta sexta-feira, já atendendo aos promotores públicos, o secretário Eduardo Salles solicitou aos secretários da Saúde, Jorge Solla, e do Meio Ambiente, Eugênio Splenger as indicações de técnicos capacitados para fazer parte do Grupo de Monitoramento organizado pela Adab para orientar e supervisionar a aplicação do produto. Durante a reunião o secretário e os diretores da Adab apresentaram o plano operacional para utilização do produto, entendendo os promotores que todos os cuidados técnicos foram observados, mas afirmaram que o registro emergencial pelo Ministério da Agricultura, é condição indispensável para utilização da Emamectina.

Ascom Seagri

Compartilhar:
;