» Movimento Sou Agro lança campanha e será “divisor de águas” para comunicação

Uma campanha publicitária, estrelada pelos atores Lima Duarte e Giovanna Antonelli e dedicada à importância do agro no dia-a-dia da sociedade, estreiou nesta segunda-feira, 18, nos principais veículos de comunicação do país. A campanha é uma das iniciativas do Movimento Sou Agro, esforço multissetorial que reúne empresas e entidades representativas do agro brasileiro, lançado com café da manhã para mais de 100 convidados nesta segunda-feira na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

O objetivo do Movimento é reposicionar a imagem do agro nacional na sociedade brasileira, destacando contribuições positivas como a geração de empregos e renda para a população, o alto padrão tecnológico e a garantia do abastecimento interno, com contribuições para o aumento do poder de compra das famílias e um papel histórico para desenvolvimento do país e o desempenho positivo da balança comercial brasileira. Entre as 18 entidades e empresas participam do movimento está a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).

“Era preciso fazer algo para aprofundar o debate para a sociedade urbana e mostrar como o agro evolui no país e ganha cada vez mais importância, crescendo de forma sustentável,” afirmou o presidente da UNICA, Marcos Jank, durante o lançamento.

Também participaram da apresentação do Movimento o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, e o Diretor de Comunicação da Bunge, Adalgiso Telles. “Trata-se de um movimento inédito. Nunca antes todos os setores se uniram e trabalharam de forma coordenada na promoção de sua imagem de forma estruturada e sinérgica,” destacou Rodrigues.

Criada pela agência Nova/SB, a campanha publicitária, que se estenderá até outubro, conta com peças publicitárias em emissoras de tevê e rádio, revistas, internet, cinema e mídia eletrônica em elevadores. Serão 12 spots de rádio e seis filmes de cinema e TV, que serão apresentados nesta segunda-feira pela primeira vez nos principais telejornais transmitidos em rede nacional das redes Globo, Record, SBT e Bandeirantes.

Na internet, o Movimento conta com dois portais com objetivos distintos. O portal Sou Agro, canal permanente entre o agro e seus diversos públicos de interesse, especialmente o cidadão urbano; e o portal da Redeagro, lançado em 09 de junho e voltado para a produção de conteúdos específicos sobre o agro, particularmente abrangendo os chamados temas transversais, que impactam diversas cadeias produtivas do agro ao mesmo tempo.

“Além de produzir e disseminar conhecimento com base na ciência e em dados concretos, a Redeagro também servirá para reforçar vínculos do agro com pesquisadores e acadêmicos. Hoje, as diversas cadeias do agro brasileiro comunicam bem seus próprios assuntos, mas isso não acontece quando os temas são mais abrangentes. A Redeagro terá essa função, como parte do Movimento que também engloba o portal Sou Agro e a campanha publicitária que começa hoje,” concluiu Jank.

O agro brasileiro é uma verdadeira e impressionante história de sucesso, que responde por cerca de 25% do PIB do País e garante o superávit da balança comercial brasileira. No entanto, nem toda a população, em especial a dos grandes centros urbanos, tem conhecimento da profundidade da contribuição do agro para o País e para o dia-a-dia.

As seguintes empresas e entidades são parceiras do Movimento Sou Agro:
ANDEF – Associação Nacional de Defesa Vegetal
Aprosoja – Associação Brasileira dos Produtores de Soja
Bracelpa – Associação Brasileira de Celulose e Papel
Bunge
Cargill
Vale
UNICA – União da Indústria de Cana-de-Açúcar
ABRAPA – Associação Brasileira dos Produtores de Algodão
OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras
FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo
ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio
ABCZ – Associação Brasileira dos Criadores de Zebu
Monsanto
Accenture
Sindirações – Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal
ABMR&A – Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócios
inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias
Nestle