Neri Geller toma posse no Ministério da Agricultura

Publicado em: 20 de março de 2014

01

O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller, foi empossado pela presidente Dilma Rousseff como novo ministro da pasta nesta segunda-feira, 17 de março. Geller assume o ministério no lugar de Antônio Andrade, que deixa o cargo para disputar as eleições de outubro.

Segundo Dilma Rousseff, Geller atuou de forma decisiva na elaboração do Plano Safra e de Armazenagem 2013/2014 e, como produtor, conhece bem as demandas do campo, principalmente do Centro-Oeste. “Com certeza ele conduzirá o país a novos recordes de produtividade”, disse a presidente.

Geller indicou quais serão suas prioridades no novo cargo. “Um dos focos será a liberação com mais agilidade dos defensivos agrícolas. Temos também um grande passo a dar na questão da infraestrutura, destravar alguns projetos que estão complicando o escoamento da produção”, afirmou o novo ministro. Além disso, ele disse ser preciso reforçar a Política de Garantia de Preços Mínimos. “Vou tratar destes temas como prioritários junto à equipe econômica.”

Para o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Gilson Pinesso, a indicação de Geller é um demonstrativo de que a Agricultura é uma das prioridades do governo para este ano. “Neri Geller conhece o campo, é produtor e, como tal, sabe onde estão os principais problemas do setor. Tê-lo à frente do ministério será muito importante para nós”, comemora Pinesso.

Segundo o presidente da Abrapa, é preciso, ainda, reconhecer o trabalho de Antônio Andrade, que deixa o cargo. “O ministro Antônio Andrade sempre foi muito atento ao que nós produtores demandávamos do governo. Ele foi muito importante ao longo do seu mandato, principalmente em relação ao reajuste do preço mínimo do algodão”, afirma Gilson Pinesso.

Além do ministro da Agricultura, tomaram posse os ministros do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto (PT-RS); das Cidades, Gilberto Occhi; da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz; da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes (PRB-RJ); e do Turismo, Vinicius Nobre Lages.

HISTÓRICO – Neri Geller é natural de Selbach, no Rio Grande do Sul, mas construiu carreira em Lucas do Rio Verde (MT), onde chegou aos 15 anos como assentado rural. Atualmente, é produtor de grãos, como soja e milho, em sua propriedade. Também tem empresa no setor de combustíveis e foi vice-presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do estado do Mato Grosso (Aprosoja), além de deputado federal em 2007 e 2011. Exerceu, ainda, mandato de vereador em Lucas do Rio Verde (1996 e reeleito em 2000).

Antes de assumir a pasta da Agricultura, esteve à frente da Secretaria de Política Agrícola do Ministério desde janeiro do ano passado, quando participou ativamente da elaboração do atual Plano Agrícola e Pecuário e trabalhou na aprovação da liberação de variedades de soja transgênica por parte da China. Geller ainda esteve à frente de medidas de apoio aos produtores, em 2013, como dos lançamentos de Contratos de Opção de Venda de milho (quando foram adquiridos 2,08 milhões de toneladas pelo governo) e leilões de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) – com comercialização de 8,8 milhões de toneladas do cereal.

Fotos: Edy Belitardo/Abrapa

Compartilhar:
;