Nova safra contará com reforço na segurança

Publicado em: 15 de outubro de 2014
Representantes das entidades do agronegócio e autoridades municipais participaram da solenidade

Representantes das entidades do agronegócio e autoridades municipais participaram da solenidade

A Polícia Militar da Bahia lançou, nesta terça-feira (14), em Luís Eduardo Magalhães, a “Operação Safra”, para reforçar o combate ao roubo de defensivos em fazendas da região oeste por quadrilhas especializadas, modalidade de crime que já somou um prejuízo estimado em R$ 15 milhões na safra 2013/14. Ao todo 72 homens treinados, seis novas viaturas e um helicóptero estão mobilizados para aumentar a segurança no campo durante a safra 2014/15. A Operação deverá se estender até abril de 2015.

A realização da “Operação Safra” no Oeste da Bahia faz parte das ações de articulação da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), e Sindicatos dos Produtores Rurais de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, junto ao governo do estado. O produtor e diretor da Abapa, Celito Missio, ressalta a necessidade da união de forças para o combate aos crimes praticados no campo. “Precisamos unir esforços para banir de uma vez por todas, este fantasma que amedronta e causa grandes prejuízos de toda ordem, para que possamos recuperar não só a paz e o sossego no campo, mas também o estímulo para continuarmos a produzir alimento e riqueza para a Bahia e para o Brasil”, disse Missio.

Ao todo 72 homens treinados, seis novas viaturas e um helicóptero estão mobilizados

Ao todo 72 homens treinados, seis novas viaturas e um helicóptero estão mobilizados

“No último ano, fomos fortemente atacados e precisávamos fazer alguma coisa. Além do prejuízo material, existe a sensação de insegurança que afeta os produtores, funcionários e investidores na região. O início desta Operação vai trazer mais tranquilidade aos agricultores, pois precisamos ter paz para continuarmos produzindo alimentos, gerando empregos e renda em nossa região”, disse o presidente da Aiba, Júlio Cézar Busato.

O subcomandante geral da Polícia Militar, Cel. Carlos Eleutério, ressaltou o empenho da Polícia Militar da Bahia em manter a ordem e trazer a segurança no campo. “A tropa está aparelhada com o que tem de melhor. Teremos viaturas que atuarão nas divisas dos estados, através de um programa de ações preventivas, intensificando as rondas policiais e abordagens a veículos e pessoas e diversas outras ações. Enfim, estaremos agindo para coibir qualquer modalidade criminosa”, disse.

Segundo dados da Polícia Militar, o registro de ocorrências destas abordagens criminosas, passou de 12 ataques em 2012 para 20 ataques em 2013. A “Operação Safra 2014-15” terá início ainda nesta semana, quando as patrulhas começarão a circular na zona rural dos 31 municípios que compõem o oeste da Bahia.

Ascom Abapa

Compartilhar:
;