O Grupo Adidas está comprometido em aumentar a seleção de volumes de algodão da BCI nos próximos anos

Publicado em: 5 de março de 2015

Sustentabilidade de ponta a ponta

“A certeza de que estamos no caminho certo com a certificação ABR / BCI acontece quando todo o esforço em produzir algodão de forma sustentável, respeitando os aspectos econômicos, sociais e ambientais, é reconhecido e enaltecido pela ponta final da cadeia, no caso, o Grupo Adidas”.  A afirmação, feita pelo presidente da Abrapa, João Carlos Jacobsen Rodrigues, refere-se à declaração postada pela empresa na área Institucional de seu site, sobre os materiais utilizados em seus diversos produtos, entre eles o Better Cotton.

“O Grupo Adidas está comprometido em aumentar a seleção de volumes de algodão da Better Cotton Initiative (BCI) nos próximos anos. Nós somos um dos membros fundadores da Iniciativa BCI. A BCI não pretende somente diminuir o uso de pesticidas, ela também promove o uso eficiente de água, rotação de culturas e condições justas de trabalho”, afirmam na nota. De acordo com a declaração, em 2013 a empresa comprou mais de 23% de algodão Better Cotton. A meta é, neste ano de 2015, utilizar 40%. “Em 2018 nós nos comprometemos a utilizar 100% do algodão em nossos produtos como o sustentável. Algodão sustentável nesse contexto significa Better Cotton, algodão orgânico certificado e qualquer outra forma de algodão produzido sustentavelmente que estiver disponível atualmente ou que estará no futuro”.

O presidente da Abrapa lembra que o desempenho brasileiro vem tendo uma relevância especial para a BCI, entidade que tem como meta atingir 30% de participação do algodão BC na produção mundial até 2020. “Na safra 2013/2014, a produção brasileira de algodão BC representou, sozinha, 60% da produção mundial. Somos, portanto, o maior país fornecedor de Better Cotton. É importante ressaltar também que a participação do BC na produção brasileira, de 66%, representa mais que o dobro da meta BCI para 2020”, diz Jacobsen Rodrigues.

MATERIAIS

Nós consideramos o impacto ambiental dos materiais que usamos e apoiamos o uso de materiais reciclados ou sustentáveis.

Baseados na aproximação do ciclo de vida, levamos vários fatores em conta quando avaliamos a sustentabilidade dos materiais, como o uso da terra, eliminação de substâncias perigosas, o bem-estar animal, consumo de energia e consumo de água.

MATERIAIS SUSTENTÁVEIS E RECICLADOS QUE USAMOS

Os materiais sustentáveis mais comumente usados são o polyester reciclado, borracha reciclada, algodão orgânico, “Better Cotton”, Ácido Polylatico (PLA), Tencel (uma fibra feita da polpa da madeira), e lã não mulesada para vestimentas e couro.

Nós selecionamos vários materiais reciclados como palmilhas embutidas, têxteis, metais, plásticos, embalagens e borracha. As companhias que trabalhamos que fazem pratos plásticos injetados para as botas de futebol americano estão agora reciclando 99% das sobras de volta na produção. E eles também tem sido capazes de aumentar a porcentagem de EVA (material utilizado em palmilhas) que podem ser retriturados e reutilizados em sapatos.

SUSTENTÁVEL / BETTER COTTON

O Grupo Adidas está comprometido em aumentar a seleção de volumes de algodão da Better Cotton Initiative (BCI) nos próximos anos. Nós somos um dos membros fundadores da Iniciativa BCI. A BCI não pretende somente diminuir o uso de pesticidas, ela também promove o uso eficiente de água, rotação de culturas e condições justas de trabalho. Em 2013 nós compramos mais de 23% do nosso algodão da Better Cotton, claramente excedendo a marca de 15%. Esse é um passo gigante em direção à nossa meta de utilizar 40% de Better Cotton até 2015. Nosso sucesso é resultado do estabelecimento de claro de uma meta – ambos através de fornecedores e equipe interna que apoiaram a seleção de Better Cotton para os nossos produtos.

Em 2018 nós nos comprometemos a utilizar 100% do algodão em nosso produtos como o sustentável. Algodão sustentável nesse contexto significa Better Cotton, algodão orgânico certificado e qualquer outra forma de algodão produzido sustentavelmente que estiver disponível atualmente ou que estará no futuro.

O INFOGRÁFICO BETTER COTTON

adidas

MATERIAIS QUE NÃO USAMOS

O Grupo Adidas não seleciona materias primas de nenhuma specie em perigo ou ameaçada, como as que estão na lista vermelha e definidas pela União Internacional pela Conservação da Natureza e Recursos Naturais – International Union for Conservation of Nature and Natural Resources (IUCN). Nós não toleramos testes com animais para novos produtos ou desenvolvimento de materiais. E, onde necessário, pedimos confirmação escrita dos nossos licenciados, em particular para o ramo de cosméticos, que eles façam a adesão restrita às nossa regras.

Já se vão mais de dez anos desde que o Grupo Adidas produziu uma lista de substâncias restritas pela primeira vez e aproximadamente o mesmo tempo desde paramos de utilizar o PVC em nas aplicações principais. Agora as diretrizes de materiais são atualizadas duas vezes ao ano para cada nova estação. Portanto, as coisas já vem de um bom tempo desde lá. E a chave para maiores sucessos no futuro é a colaboração mais próxima a outras marcas e fornecedores.

Fonte: Abrapa

Compartilhar:
;