Produtores baianos capacitam 15 mil profissionais e estudantes ligados ao setor agrícola em 2019

Publicado em: 9 de janeiro de 2020

Referência na capacitação dos profissionais e acadêmicos ligados ao setor agrícola, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) capacitou ao longo do último ano cerca de 15 mil pessoas que participaram de mais de 500 atividades, como seminários, palestras, cursos de educação continuada, treinamentos e oficinas de qualificação. Com a ampliação das instalações físicas, que ficam em Luís Eduardo Magalhães, a entidade por meio do Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia (CT) atinge um novo recorde anual de atendimentos, ultrapassando as 9 mil pessoas atendidas em 2018.

O CT passou a contar com um novo e moderno complexo estrutural, além de novos laboratórios e amplo auditório. Toda estrutura passou a disponibilizar 02 auditórios, 02 salas de aula, laboratórios de elétrica/hidráulica, motores/transmissão, pneus agrícolas e rodoviários, agricultura de precisão, manutenção básica de caminhão, manutenção de pivôs agrícolas, aviação agrícola, dentre outros. Outro diferencial, segundo o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, são as parcerias fechadas para as atividades e os cursos focados para o setor agrícola, que devem garantir para o próximo ano um público ainda maior, de 17 mil pessoas beneficiadas pelo CT.

O CT disponibiliza a melhor infraestrutura para cursos presenciais em diversas áreas como: Mecanização Agrícola, Transporte Rodoviário, Movimentação de Cargas, Irrigação, Aviação Agrícola, Educação Continuada, Jurídica, Contábil, dentre outros. Desde que foi inaugurado, até 2018, o CT capacitou cerca de 30,5 mil pessoas que participaram de um total de 1.441 cursos ligados diretamente ao agronegócio. Além das atividades nas instalações de Luís Eduardo Magalhães, equipe do CT também se desloca às propriedades rurais, otimizando tempo e adequando os cursos à realidade do campo, a exemplo do atendimento médico-odontológico, cursos na área de informática e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para Busato, a entidade está cada vez mais engajada na qualificação dos profissionais que atuam nas fazendas, nas indústrias beneficiadoras de algodão e no escritório. “Juntamente com a mobilização de parceiros, a entidade vem valorizando e investindo no social com o aperfeiçoamento e melhoria contínua dos profissionais do setor agrícola, garantindo mais produtividade, segurança, qualidade e bem estar para quem trabalha em prol do desenvolvimento da agricultura baiana”, afirma.

A Abapa, por meio do CT, conta com a parceria da Agrosul/John Deere, Veneza Equipamentos/John Deere, Oeste Pneus/Pirelli, SESI, SENAI, CIEB, IEL, SENAR, SPRB, SPRLEM, Pivodrip/Valley, ABA – Manutenção de Aeronaves/Air Tractor, Gotemburgo/Volvo, além do apoio do Fundeagro e do IBA.

Compartilhar:
;