Selo ABR já pode ser solicitado pelo produtor

Publicado em: 6 de junho de 2013

ABR-selo-SAI-interna

A partir da terça-feira, 04 de junho, o produtor brasileiro de algodão associado às Associações estaduais ligadas à Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e certificado pelo programa de sustentabilidade Algodão Brasileiro Responsável (ABR) poderá fazer a solicitação do selo do ABR no mesmo módulo do Sistema Abrapa de Identificação (SAI). “Ao adentrar o sistema do SAI, o produtor encontra, agora, uma nova aba de solicitação do selo ABR. Assim, com um único sistema ele pode pedir a impressão das duas etiquetas que vão coladas ao fardo”, explica o presidente da Abrapa, Gilson Pinesso. 

Vale lembrar que antes de iniciar o processo o produtor deve fazer contato com as gráficas credenciadas pela Abrapa para a impressão dos selos e fazer seu orçamento. O login e senha para acesso ao SAI é fornecido pela estadual. O passo a passo completo está disponível no site da Abrapa, na seção Biblioteca. 

SELO – O selo do programa Algodão Brasileiro Responsável é uma novidade para a safra 2012/2013. Ele atesta a certificação recebida pelo produtor de que está em dia com os três pilares de sustentabilidade: ambiental, social e econômico, de acordo com as diretrizes do ABR. 

Para receber a certificação, o cotonicultor brasileiro deve fazer parte do ABR e cumprir as exigências da lista de verificação do programa. Após a adesão, a equipe de sustentabilidade da Abrapa, em parceria com as equipes das estaduais, fazem uma verificação interna das fazendas para orientar quanto às exigências do protocolo. Em seguida, uma certificadora independente vai até a fazenda para verificar o cumprimento das normas e confirmar a certificação. Para a safra 2012/2013, três certificadoras foram contratadas: Intertek, que atua nos estados da Bahia, Goiás e Maranhão; ABNT, para o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul; e SGS, que fará a verificação em Minas Gerais. 

ABR – O programa Algodão Brasileiro Responsável é uma iniciativa da Abrapa e de suas estaduais para unificar o protocolo de certificação de sustentabilidade na produção de algodão no Brasil. O IAS, desenvolvido no MT, e o PSOAL, atuante nos demais estados, uniram-se em uma certificação única que engloba ações nos três pilares de sustentabilidade: ambiental, social e econômico. Conheça mais sobre o programa no site da Abrapa. 

Guia Passo a Passo para o Produtor – Solicitação de Selos de Certificação do Programa ABR no sistema SAI

Compartilhar:
;