Sistema de fardos BCI tem novidades para safra 13/14

Publicado em: 5 de maio de 2014

01

O Better Tracking System, sistema de lançamentos de fardos e rastreabilidade do algodão BC para os membros da Better Cotton Initiative, vem com novidades para a safra 2013/2014. A partir de agora, não serão as algodoeiras as responsáveis pelo lançamento e baixa de fardos BC no Sistema BTS. O comprador, trader ou indústria, é quem ficará com esta tarefa.

Após o cadastramento da operação, um e-mail é automaticamente disparado à caixa de mensagens do produtor/responsável, perguntando da autenticidade da transação. Se houver desacordo por parte do produtor, ele deverá entrar em contato com a BCI, por meio da Abrapa, para a verificação dos dados e motivos do desacordo. Se não houver desacordo, a transação fica registrada permanentemente no Sistema BTS.

A Abrapa e suas associadas estaduais fornecerão à BCI uma listagem completa de unidades produtivas em todos os estados junto com a expectativa de produção de algodão BC em pluma. Essa informação servirá de base de comparação para as futuras negociações de algodão BC entre produtores, traders e indústria.

Apesar da dispensa da obrigação das algodoeiras no lançamento dos fardos negociados, elas continuam com uma importante função no processo de licenciamento e credibilidade do programa. “São as algodoeiras as responsáveis pela segregação do algodão BC”, diz Denilson Galbero, gestor de sustentabilidade da Abrapa. De acordo com ele, é importante garantir que o descaroçamento do algodão BC seja sempre feito em separado e sem contaminação com algodão convencional.

LICENCIAMENTO – Para esta safra, o produtor certificado pelo Algodão Brasileiro Responsável (ABR), o programa de sustentabilidade da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), se assim quiser, será automaticamente licenciado para vender algodão BC.

Compartilhar:
;