Softwares para o agronegócio são apresentados durante o 11º CBA

Publicado em: 31 de agosto de 2017

Hoje é possível encontrar no mercado centenas de softwares voltados para a gestão e inovação no agronegócio. O desafio está em identificar as soluções tecnológicas sintonizadas com os problemas do setor. Um panorama deste cenário pôde ser conferido pelo público do 11º Congresso Brasileiro de Algodão (11° CBA) na tarde desta quinta-feira (31.08). Realização da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa), o encontro reúne até esta sexta-feira (01.09) 1,2 mil participantes no Pavilhão de Exposições do Centro de Convenções de Maceió, em Alagoas.

Coordenador da rede de pesquisa em Agricultura de Precisão da Embrapa, o pesquisador Ricardo Inamasu acredita que há um potencial enorme para a aplicação de tecnologias como Big Data e Internet das Coisas ao agronegócio, de forma cada vez mais conectada. Neste contexto, ele chamou a atenção para as possibilidades abertas para a agricultura de precisão, que se baseia na coleta de dados georreferenciados com o objetivo de dosar as aplicações, por exemplo, de adubos e inseticidas, realizadas de forma automatizada.

“Na agricultura de precisão, nós trabalhamos com coletas de dados massivos sobre a variabilidade do solo e do clima, entre outras variáveis”, explica Inamasu. “O que os softwares nos oferecem de forma cada vez mais integrada e ágil é a possibilidade de tratar estes dados e transformá-los em informações que permitam aos produtores aplicar sementes e insumos na variedade, densidade e no momento corretos”, explica.

Na sequência da apresentação do pesquisador da Embrapa, os cotonicultores puderam conhecer alguns softwares para utilização no agronegócio apresentados por Alex Foessel,  diretor do Centro de Inovação Tecnológica da América Latina da empresa  Johh Deer,  e por  Fábio César Turatti coordenador de área de estratégia de mercado e ofertas do segmento Agroindústria da empresa de tecnologia TOTVS.

 

 

 

31/08/2017

Imprensa Abrapa/ CBA

Compartilhar:
;