Sustentabilidade é foco de produtores de algodão do Brasil

Publicado em: 31 de agosto de 2017

A sustentabilidade está relacionada a aspectos econômicos, sociais e ambientais. Mas, conseguir alinhar este conceito como alternativa de rentabilidade é um feito que produtores de algodão do Brasil vêm apresentando aos mercados mundiais, mantendo a posição de maior país fornecedor de algodão sustentável, com licenciamento BCI Better Cotton Initiative. A pauta sustentabilidade do algodão foi tema de uma sala temática no 11º Congresso Brasileiro do Algodão (11º CBA), evento realizado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).

Conduzida pelo gestor de sustentabilidade e Banco de Dados da Abrapa, Fernando Rati, as palestras foram apresentadas pelo coordenador de sustentabilidade da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Nelson Ananias Filho e a analista de sustentabilidade do Rabobank, Aline Camargo Aguiar.

De acordo com Rati, a expectativa para este ano é de 1,2 mil toneladas de pluma brasileira certificada.  “Alcançamos recorde na safra passada (2015/2016), com 81% da produção nacional de algodão certificado. Temos crescido exponencialmente, e os produtores têm aberto as porteiras das fazendas para nosso Programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR). Com isso, estamos avançando no reconhecimento internacional, com mais poder de barganha para posicionar nossa pluma com preços melhores e respaldo da credibilidade”, afirma Rati. Na ocasião, foram apresentados casos de sucesso de sete estados brasileiros, como o Piauí, que, desde 2013, não tem incidência do bicudo do algodoeiro, praga que afeta plantações.

O ABR é um programa nacional da Abrapa em prol da melhoria da produção no país, e envolve ações de promoção da sustentabilidade, relações justas de trabalho, aplicação de leis trabalhistas e ambientais. Certificação, oportunidades e práticas ambientais corretas para novos financiamentos e no mercado internacional foram tratados pelos demais palestrantes.

Imprensa Abrapa/ CBA

Compartilhar:
;