Nota de Repúdio Aiba e Abapa – Caso Coaceral

Publicado em: 12 de abril de 2017

A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) vêm a público se solidarizar com os produtores rurais da região da Coaceral, no município de Formosa do Rio Preto, que, por força de uma decisão arbitrária da justiça local, estão proibidos de colher o que plantaram em suas terras, terras essas adquiridas legalmente, cujas escrituras públicas, passadas em cartório, atestam a legalidade da transação de compra e venda das propriedades.

As associações repudiam veementemente a maneira como o processo está sendo conduzido, sem levar em consideração o histórico de luta e trabalho dos agricultores, que foram os desbravadores destas terras e os principais impulsionadores da economia regional, quiçá estadual. Vale ressaltar que só na área em questão são produzidos cerca de 1 milhão de toneladas de grãos.
Entendemos, portanto, que soa estranho somente agora, mais de 30 anos depois, uma única pessoa física reivindicar a posse de 15% de toda área agricultável do oeste da Bahia, onde estão instaladas mais de 300 famílias que dali retiram os seus sustentos. Os agricultores geram, ali, cerca de 2.400 empregos diretos e 9.800 indiretos. Além deles, três grandes empresas estão instaladas na região, cujas terras foram adquiridas praticamente na mesma época.

Por fim, discordamos da decisão monocrática por entender que é injusta e infundada a expulsão dos verdadeiros donos, que há mais de três décadas cultivam na região, após altos investimentos para tornar tais terras agricultáveis. Vale ressaltar que ao chegar na região, há mais de 30 anos, os agricultores encontraram solos ácidos, onde jamais havia sido plantado alimentos.

;