João Carlos Jacobsen Rodrigues (CV)

Publicado em: 25 de abril de 2017

Mandatos à frente da Abapa: Biênios 2011/2012, 2003/2004 e 2009/2010

João Carlos Jacobsen Rodrigues é natural de Clevelândia/PR, casado com Claire das Graças Wobeto Rodrigues, pai de João Carlos Jacobsen Rodrigues Filho e Raul Jacobsen Rodrigues. Ainda jovem, abandonou o sonho de ser engenheiro mecânico (cursou até o 3° ano) e se mudou para o Oeste da Bahia, em 1982, onde fixou residência, ao perceber o potencial da região.

Iniciou a atividade agrícola plantando 40 hectares de arroz em terras arrendadas. Em 1986, inscreveu-se no programa de Desenvolvimento do Cerrado (Prodecer), financiado pelo Governo Federal em parceria com o Japão e o governo da Bahia. No processo de seleção, foi escolhido para receber o financiamento de um lote de 400 hectares com toda estrutura para produzir na região do Ouro Verde – Anel da Soja, município de Formosa do Rio Preto. As fazendas do grupo JCC – Jacobsen Companhia de Cultivos – produzem algodão, soja, milho, feijão, milheto e sorgo.

João Carlos foi pioneiro na cultura do algodão e contribuiu para mudar a história do Oeste da Bahia. Como representante dos cotonicultores, visitou países como Egito, China, Austrália, EUA, Índia, Inglaterra, Suíça, Itália, dentre outros, com o objetivo de abrir caminhos para a exportação e divulgar a qualidade do algodão do Brasil. Na busca constante por novos conhecimentos tecnológicos, visita periodicamente alguns dos principais países produtores, como Estados Unidos e Austrália, para trazer novas tecnologias para o país.

Quando vice-presidente e presidente da Abrapa – Associação Brasileira dos Produtores de Algodão – contribuiu ativamente para a maior vitória do Brasil na OMC contra os subsídios concedidos pelos EUA aos seus produtores de algodão. Essa vitória trouxe ao Brasil mais de um bilhão e meio de reais que estão sendo aplicados em projetos de treinamento, fitossanidade, infraestrutura e outros. Também em seu mandato frente à Abrapa, idalizou e implementou a campanha Sou de Algodão, de fomento ao consumo interno da fibra através da conscientização do consumidor final. Esta campanha focou em moda e comportamento e contou com a participação de renomados estilistas, designers e digital influencers. Também no seu último mandato na presidência da Abrapa, foi criado o Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA), localizado em Brasília.

Cargos que ocupou:

  • Presidente da Abrapa nos biênios 2007/2008 e 2015/2016
  • Membro da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Algodão e seus Derivados – Ministério de Agricultura e Pecuária e Abastecimento.
  • Membro do Conselho Gestor do IBA – Instituto Brasileiro do Algodão;
  • Membro do Conselho de Ética do Algodão (biênio 2015/2016);
  • Tesoureiro e Conselheiro Consultivo da Abapa – Associação Baiana dos Produtores de Algodão;
  • Conselheiro Consultivo da Aiba – Associação de Agricultores e Irrigantes do Oeste da Bahia;
  • Presidente da Unibahia – Sociedade Cooperativa;
  • Conselheiro Curador da Fundação Ba – Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento do Oeste Baiano;
  • Secretário do Fundeagro – Fundo de Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão (Presidente Biênio 2002/2004 e 2004/2006);
  • Diretor Financeiro do Prodeagro.
Compartilhar:
;