» Projeto Centro de Treinamento

A Abapa, no seu papel institucional de promover o desenvolvimento da cotonicultura da Bahia, criou o Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia. Desde que foi inaugurado, o CT já capacitou milhares de pessoas, com maior ênfase no biênio 2015/16, quando atingiu o recorde de quatro mil atendimentos.

Como surgiu o CT

O CT foi criado através da parceria da Abapa com a Agrosul, concessionária John Deere. Seu foco inicial consistia na capacitação de profissionais para o uso das máquinas e compreensão de conceitos de mecânica, fazendo com que os operadores aproveitassem ao máximo o potencial da tecnologia, reduzindo os prejuízos causados pelo seu uso inadequado. Paralelamente, a Abapa já promovia uma série de atividades de qualificação em outros locais, na zona urbana e rural.

Centro de Referência

Para potencializar os resultados em qualificação e racionalizar o uso dos recursos, a Abapa tornou o Centro de Treinamento o ponto de convergência de todas as atividades desenvolvidas em aperfeiçoamento profissional. A partir daí, o CT virou um verdadeiro centro de referência regional.

Ele é totalmente estruturado e equipado para prover os recursos necessários ao aprimoramento profissional de quem trabalha na cotonicultura, com capacidade instalada para atender mais de cem pessoas diariamente.

Áreas de atuação

Mecanização Agrícola;

Movimentação de Cargas;

Equipamentos Móveis Industriais;

Florestal;

Beneficiamento e Análise da Fibra do Algodão;

Saúde e Segurança do Trabalho – NR’s;

Ensino Técnico – EaD;

Tecnologia em Pivôs Agrícolas;

Boas Práticas em Pulverização Aérea;

Tecnologia em Lubrificantes;

Tecnologia em Pneus Agrícolas e Rodoviários;

Controle, Redução e Monitoramento de Poluentes para Veículos a Diesel;

Novas parcerias

Além da Agrosul–John Deere, abraçaram a causa, até o momento: Veneza

Equipamentos – John Deere (revendedor linha amarela), SENAR, SENAI,

SESI, CIEB, SENAT, Universidade Federal de Viçosa–UFV, Oeste Pneus–

Pirelli e Prefeituras Municipais.