» Responsabilidade Socioambiental

Como entidade que congrega os produtores de algodão baianos, a Abapa vem promovendo eventos como forma de relacionamento institucional e de se aproximar mais da comunidade onde está inserida. Ao promover ações, eventos e atividades, assumindo uma postura de responsabilidade social, a entidade representativa dos agricultores baianos vem interagindo e se relacionando com os mais diferentes públicos estratégicos e promovendo ações que apoiam no desenvolvimento da cotonicultura de como a sociedade enxerga a produção agrícola e a sua contribuição para a melhoria da economia, gerando emprego, renda e mais qualidade de vida para a população. Conheça algumas ações realizadas:

Recuperação de Nascentes

Desde janeiro de 2018, a Abapa, juntamente com a Aiba e prefeituras, vem trabalhando em um projeto de recuperação de nascentes em nove cidades do Oeste da Bahia (Barreiras, Bainópolis, Formosa do Rio Preto, Cocos, Correntina, Jaborandi, São Desidério, Wanderley e Mansidão). Além do trabalho de identificação, diagnóstico e recuperação, o projeto também prevê cursos de recuperação de nascentes para técnicos e membros da comunidade, além de um trabalho de educação ambiental nas localidades onde as nascentes são revitalizadas.

Conhecendo o Campo

Como forma de sensibilizar crianças e adolescentes da rede municipal de ensino de Barreiras para a importância da cotonicultura, a Abapa realiza desde 2016 o projeto, onde eles vão a campo para conhecer uma lavoura de algodão e visitaram um laboratório de classificação e de entomologia. Para muitos deles, a oportunidade foi primeiro o contato com o campo. Para outros, a chance de conhecer mais sobre uma área que pode ser um novo caminho de sucesso profissional. O projeto “Conhecendo o Campo” é realizado na Fazenda Escola Paulo Mizote, e conta com o apoio do Instituto da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (IAiba), Secretaria de Educação da Prefeitura de Barreiras e Fundeagro.

Doação de mudas nas cidades do oeste da Bahia

Em ações ligadas à Semana do Meio Ambiente, Semana do Cerrado, os agricultores do oeste da Bahia, por meio da Abapa, Aiba e SLC Agrícola, vem promovendo a doação de mudas de árvores nativas entre as cidades do Oeste da Bahia. Caju, Lobeira, Leucena, e Jatobá integraram a lista de espécies nativas do Cerrado disponibilizadas para as prefeituras da região. As entregas acontecem em escolas da rede pública e privada de ensino e para a população em ações de plantios de mudas nas cidades.

Doação de sementes para pequenos agricultores

Como forma de incentivar a agricultura de Barreiras, a Abapa, por meio de seus associados, vem realizando, a partir de 2018, doações de sementes para agricultores de comunidades rurais de Barreiras. A primeira ação foi no dia 29 de novembro, na localidade de São Vicente, região do Rio Branco a 70 quilômetros da sede do Município. Cerca de 25 agricultores receberam 200 quilos das sementes, entregues pela Abapa e doadas pelo presidente da Abapa, Júlio Busato, e pelo diretor consultivo e ex-presidente da entidade, João Carlos Jacobsen. Os contemplados integram o Programa Vale Produtivo da Prefeitura de Barreiras que prevê a agricultores familiares suporte técnico na produção de alimentos, com correção de solo, horas máquina e, com as sementes oferecidas pela Abapa.

Doação de agasalhos na zona rural de Barreiras, no oeste da Bahia

A Abapa realizou, em 2018, a doação de agasalhos para estudantes da localidade Rio de Pedras, em Barreiras. Foram doados cerca de 400 peças 100% algodão para crianças, jovens e adultos da Escola Municipal Santa Luzia, que segundo os professores, sofre com a evasão escolar durante o período do inverno. O presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato participou da solenidade de entrega juntamente com as representantes do Núcleo Mulheres do Agro, Grasiela Bergamaschi, Neuza Brugnera e Suzana Viccini, que identificaram a demanda na comunidade e encaminharam a solicitação. A iniciativa também integra o movimento “Sou de Algodão” que incentiva o uso da fibra de algodão pelos consumidores.

Doação de toalhas para hospitais

Em mais uma ação de responsabilidade social dos agricultores baianos, a Abapa também vem realizando a doação de toalhas para unidades hospitalares do Oeste da Bahia. Em 2019, a ação ocorreu em janeiro, quando foram doadas 150 toalhas para serem utilizadas pelos pacientes do Hospital do Oeste (HO) e Eurico Dutra. As toalhas são 100% algodão e integram a Campanha “Sou de Algodão”, que incentiva o uso da fibra entre o público consumidor.

Apoio à formatura de estudantes

Em dezembro, a Abapa também contribuiu com a formatura dos estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal Santa Luzia, na localidade Rio de Pedras, na zona rural de Barreiras. O presidente da Abapa, Júlio Busato, esteve presente na solenidade e presentou os formandos com mochilas personalizadas. A solenidade foi fomentada pelo Núcleo Mulheres do Agro, por meio da Suzana Viccini, que vem promovendo um trabalho de parcerias focado no desenvolvimento da comunidade. E contou com a presença do empresário Osmar Martins, da Jaraguá Veículos.

Arrecadação de alimentos

A Abapa apoiou a 13ª edição do Dia Nacional da Coleta de Alimentos, realizada no dia 10 de novembro, em Barreiras. A ação integra outras 55 cidades brasileiras que estiveram mobilizadas em todo o País para arrecadar alimentos. Os voluntários foram distribuídos em mais de 260 supermercados em 56 cidades do País. Esta é mais uma ação apoiada pelos produtores rurais, por meio da Abapa, que tem o viés de responsabilidade social consolidado por meio do apoio às entidades sociais de toda a região por meio do Fundesis.

Lançamento aéreo de sementes de ipê

Os produtores rurais, por meio da Abapa também promovem ações de lançamento aéreo de sementes. A primeira ação aconteceu em 2018 em área de vegetação nativa no entorno da pista da ABA, em Barreiras, de onde partiu a aeronave que realizou a ação, que também contou com a participação de membros da sociedade civil e da própria ABA. Este foi o primeiro lançamento aéreo de sementes nativas pela Abapa, que também vem apoiando a entrega de árvores de árvores nativas em parceira com a SLC Agrícola e com o projeto de recuperação e proteção de nascentes de rios do oeste da Bahia.

Doação de kits de irrigação no Oeste e Sudoeste da Bahia

Como forma de viabilizar a produção agrícola junto aos pequenos produtores, a Abapa realiza a doação de kits de irrigação por gotejamento em cidades do Oeste da Bahia, como Wanderley, Muquém do São Francisco e São Desidério A ação é realizada em parceria com as prefeituras e integra o programa de tecnologia iniciado no Sudoeste, que já contemplou desde 2014 a doação de 130 kits.