Feira deve movimentar mais de R$210 milhões

Publicado em: 23 de maio de 2008

Os bons números da safra do oeste baiano, cuja produção total de grãos e outras culturas deve alcançar 5,3 milhões de toneladas ao final do ciclo 2007/08 – um crescimento de 15% ante a safra anterior –, reforçam as expectativas para a Bahia Farm Show, Feira de Tecnologia Agrícola e Negócios, que acontece entre os dias 3 e 7 de junho, no Parque de Exposições do município de Luís Eduardo Magalhães. Os organizadores projetam movimentar um volume de negócios superior a R$210 milhões. Já o público é estimado em mais de 25 mil visitantes.

Os recordes de produção (2,8 milhões de toneladas) e produtividade (50,6 sacas por hectare) registrados pela soja, primeira colheita concluída dentre as lavouras da região, são mais um impulso para o otimismo dos realizadores. “O bom desempenho da safra se soma à conjuntura favorável que o agronegócio brasileiro começou a experimentar no ano passado, após amargar aproximadamente três anos de retração”, comentou ontem o presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes do Oeste da Bahia (Aiba), Humberto Santa Cruz, durante entrevista coletiva para apresentação do evento.

Além de máquinas, implementos, veículos e indústrias de químicos agrícolas, a Bahia Farm Show, que tem entrada gratuita, concentrará grande parte da sua atenção na pesquisa e na tecnologia para as lavouras. O produtor que visitar a feira vai dispor de opções comerciais de soja, algodão, milho, cana-de-açúcar, dentre outras, adaptadas para a região, além dos produtos em desenvolvimento ou em fase pré-comercial produzidos pela Fundação Bahia.

Além das áreas de plots experimentais com as principais commodities da região, o evento também apresentará um espaço específico para a agricultura familiar, com feijão, mamona, milho variedades, arroz e leguminosas adaptadas para o oeste da Bahia. Entre agricultura empresarial e familiar, serão duas áreas experimentais, com aproximadamente 12 plots de 600m2 cada.

Compartilhar:
;