Abapa promove seminário sobre manejo adequado na destruição de soqueiras e tigueras de algodão

Publicado em: 6 de julho de 2011

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), através do programa de Monitoramento e Controle do Bicudo, em parceria com a ADAB e empresas de consultoria agrícola, realiza na próxima sexta-feira, 8, Seminário sobre o manejo adequado na destruição de soqueiras e tigueras de algodão.

 

A ação visa orientar o produtor de algodão, no que se refere à legislação e aos métodos de manejo adequado da lavoura, para interromper a proliferação do bicudo (Anthonomus grandis), praga com elevado potencial de destruição, do início ao final da cultura do algodão, e que, por esta razão é motivo de preocupação constante para os produtores da região oeste e sudoeste da Bahia.

 

A orientação é que as soqueiras sejam eliminadas imediatamente após a colheita. Esta medida tem por objetivo evitar que o bicudo continue a se reproduzir e com isso mantenha um nível populacional capaz de provocar danos à lavoura de algodão no ano seguinte. “Se as soqueiras forem destruídas corretamente, você estará se prevenindo contra a praga”, explica José Lima Barros, coordenador do Programa do Bicudo da Abapa.

 

Segundo o coordenador, o trabalho preventivo realizado junto aos produtores da região fez com que houvesse uma diminuição do nível de infestação do bicudo. “Na safra 2009/2010 com 60 a 70 dias após a emergência a cultura já apresentava ataque do bicudo. Na safra atual a infestação inicial passou para 110 a 130 dias após emergência da cultura”, conta, lembrando que o trabalho preventivo de controle do bicudo e outras pragas do algodão, realizado pela Abapa com apoio do Fundeagro, nas regiões oeste e sudoeste da Bahia, é feito por uma equipe de técnicos agrícolas que realizam visitas sistemáticas em todas as áreas de algodão, algodoeiras, áreas de rotação e estradas da região. Neste monitoramento os produtores recebem orientação sobre as melhores estratégias para o controle do bicudo, além de informações sobre prazos para plantio, destruição de soqueira, tigueras e transporte correto de algodão e carroço.

 

Durante o seminário, além da apresentação do programa de monitoramento do bicudo, haverá espaço para debates sobre a legislação fitossanitária, a condução e manejo das lavouras, a destruição e manejo das soqueiras e tigueras.

 

O que: Seminário Manejo da destruição de soqueiras e tigueiras de algodão

 

Onde: Auditório Fundação BA

 

Quando: Sexta-feira, 8 de julho, das 14h às 18h

20110706163642Equipamento realiza trabalho de destruição de soqueiras em fazenda da região oeste da Bahia

20110706163803

Exemplo de área onde as soqueiras foram destruídas corretamente

Compartilhar:
;