Abrapa divulga as propriedades certificadas ABR e licenciadas BCI na safra 2014/2015

Publicado em: 26 de outubro de 2015

A safra 2014/2015 de algodão chegou ao fim com o total de 239 unidades produtivas certificadas no programa ABR – Algodão Brasileiro Responsável, e com 209 licenciadas no BCI – Better Cotton Initiative. A relação completa das fazendas, por estado, já está no portal da Abrapa e, em breve, será possível gerar um PDF das listas para serem impressas.

Com relação à safra 2013/2014, houve uma pequena queda no número de unidades produtivas certificadas ABR (foram 255 no ano passado), mas manteve-se o mesmo de licenciadas BCI.
De acordo com o gestor da área de Sustentabilidade da Abrapa, Denilson Galbero, o resultado é excelente, apesar de ter sido um pouco menor o número de certificadas ABR, o que ocorreu devido à retração na área plantada, próxima de 13%, expectativa um pouco pessimista de preços da commodity praticados pelo mercado e ao aumento dos custos de produção, fato que levou algumas fazendas, que ainda estavam em estágio de investir na adequação de suas infraestruturas, a adiarem seus planos.

A grande novidade nesta edição foi a adesão, pela primeira vez, de seis unidades produtivas do Piauí, através da APIPA – Associação Piauiense dos Produtores de Algodão. Todas conseguiram a certificação ABR e a licença BCI. Para a safra 2015/2016, a Abrapa espera contar com a participação de fazendas filiadas à mais nova entidade estadual, a Associação dos Produtores de Algodão de Tocantins (Apratins).

Implantado pela Abrapa e executado pela equipe técnica das associações estaduais a partir da safra 2012/2013, o ABR, que é resultado da união do Instituto do Algodão Social (IAS) e do Programa Socioambiental da Produção do Algodão (Psoal), é um processo de certificação de produção de algodão sustentável brasileiro. Tem caráter educativo e inclusivo, além de ser amplamente baseado na NR 31 e no código florestal brasileiro.

A adesão e a consequente certificação ABR promovem aos produtores, colaboradores e suas unidades produtivas, maior segurança legal, prevenção de acidentes, bem estar social, além de propiciar maiores cuidados à exploração racional dos recursos naturais associada às boas práticas agronômicas. Já o licenciamento BCI, que é livre e opcional para as fazendas participantes do programa ABR, passou a ser aplicado na safra 2010/2011 como protocolo paralelo à certificação brasileira.

Com o acordo de benchmarking firmado entre a Abrapa e o Better Cotton Initiative, a partir desta safra 2013/2014 um único protocolo de certificação ABR passou a ser executado, dando a oportunidade de o produtor poder também optar, simultaneamente, pelo licenciamento BCI.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Abrapa

Compartilhar:
;