A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), representada pelo conselheiro João Luís Ribas Pessa, esteve, a convite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), na China para participar do Agroinvest Brasil, uma missão de promoção comercial dos produtos agropecuários brasileiros no mercado chinês, com o objetivo de ampliar e diversificar a pauta comercial entre os dois países.
Entre os dias 05 e 15 de novembro a comitiva visitou as cidades de Pequim e Xangai, onde falaram sobre as potencialidades do agro brasileiro e conhecerão mais sobre as formas de produção dos chineses.
Em Pequim, aconteceu o Seminário Sobre Investimentos no Brasil, que contou com pronunciamentos das autoridades chinesas, da Senadora Kátia Abreu e do Embaixador do Brasil na China, além da participação do vice-presidente Michel Temer, e do ministro da Agricultura, Antônio Andrade, além de vários parlamentares.
A programação contou ainda com apresentações dos projetos brasileiros geridos pela Embrapa na China, visita à Zona Econômica Especial (ZEE), Parque Industrial e Tecnológico e Centro de Logística de Suzhou, em Xangai.
Ainda em Xangai, no dia 12, aconteceu o Seminário Agroinvest Brasil 2013, quando a Abrapa foi apresentada ao presentes. O representante da fibra brasileira mostrou a forma de produção, números e funcionamento da cadeia do algodão no Brasil.
Fonte: AMPASUL / Marcos Oliveira
